Nas últimas décadas estudos e pesquisas sobre letramento ou letramentos têm sido realizados no âmbito da academia a fim de ampliar os conhecimentos sobre o tema. Evidencia-se a necessidade de trazer tais discussões para as escolas do ensino básico, visto que as dificuldades relacionadas à aquisição de habilidades de leitura e escrita surgem nesse espaço. Diante das dificuldades dos alunos nessas atividades, organizamos um evento de letramento em uma turma do 6º ano – Ensino Fundamental de escola da rede pública estadual localizada no Rio Grande do Norte. Nesse sentido, este artigo apresenta uma síntese de algumas práticas observadas dentro desse evento, cujas atividades foram distribuídas em uma Sequência Didática (SD) que abordou o estudo do gênero tirinhas. A metodologia utilizada segue orientações da pesquisa-ação, numa perspectiva de abordagem qualitativa. Os instrumentais de investigação incluem questionários, entrevistas e observações. O trabalho respalda-se nos postulados de Bakhtin (2003) e Marcuschi (2008) acerca dos gêneros textuais; Paz (2013), Hamilton (2000), Oliveira; Kleiman (2008) sobre letramento, além de Dolz; Noverraz; Schneuwly (2004) no que se refere à sequência didática. A análise dos dados evidencia que as atividades de leitura e escrita tornam-se significativas para os estudantes quando são planejadas envolvendo-os desde a elaboração da proposta até a construção do produto final. Diante dos resultados constatados ressalta-se a importância de trazer para as escolas reflexões que questionem a metodologia de ensino empregada pelos docentes, a fim de que percebam a necessidade de participarem de uma formação continuada que lhes dê as bases teóricas necessárias para uma prática mais eficiente.