O estudo da evolução biológica geralmente é realizado na escola apenas destacando as ideias mais aceitas destacando apenas os nomes de Darwin e Lamarck como sendo os principais responsáveis pelas teorias evolutivas existentes, desconsiderando a contribuição de outros nomes importantes bem como o contexto histórico e todo o desenvolvimento do conhecimento ao longo dos tempos, além disso, cria-se uma barreira entre conhecimento científico e conhecimento cotidiano, o que tem como consequência uma falta de participação ativa dos educandos. Partindo-se desta problemática, o objetivo deste trabalho foi realizar uma abordagem epistemológica acerca das teorias evolutivas em uma turma de 3º ano do ensino médio, procurando apontar as principais ideias do pensamento lamarckista e darwinista sobre evolução e compreender as contribuições que o pensamento evolutivo tem com relação à biologia. A metodologia baseou-se em uma revisão bibliográfica qualitativa de caráter exploratório, utilizados instrumentos como portfolio, vídeo e observação. Participaram da pesquisa 33 educandos do 3º Ano A do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio Integral Monsenhor José da Silva Coutinho, localizada na cidade de Esperança/PB. Os resultados demonstrados foram positivos no que diz respeito ao envolvimento dos educandos e o diálogo acerca do tema trabalhado, no caso das teorias evolutivas. Os educandos construíram opiniões que englobam um conhecimento contextualizado, originado de uma abordagem epistemológica, que como tal, enfatiza as relações desse conhecimento com os aspectos históricos, culturais e sociais. Diante deste trabalho, pode-se afirmar que o enfoque epistemológico constitui uma importante ferramenta a ser utilizada no ensino de evolução, uma vez que permite fazer uma abordagem diferenciada sobre o tema, tornando-o mais interessante e significativo para os educandos.