Este artigo é um relato de experiência que vem sendo vivenciado por bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na Escola Municipal Rivanildo Sandro Arcoverde, na cidade de campina Grande-PB em turmas de 5º ano. Assim, objetiva-se narrar como vem se dando esse processo e refletir sobre a sua influência na formação de estudantes de Pedagogia. Para tanto, são apresentadas informações pertinentes ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, seguidas pela descrição de atividades realizadas, destacando, entre estas, um projeto de leitura, realizado com a finalidade de promover o letramento e alfabetização das crianças. No dia 14 de março de 2014, foram iniciadas as atividades de prática docente referidas pelo PIBID. Nossa primeira atuação foi de observação para o reconhecimento da escola e dos docentes, logo após o essas observações fomos apresentadas a turma do 5º ano que nos recebeu com muita alegria. Seguindo a orientação da professora supervisora e de acordo com o planejamento da escola fizemos uma avaliação diagnóstica. Para nossa surpresa em uma turma de 5º ano com trinta e dois alunos, oito não sabem ler nem escrever e os vinte quatro escreve e ler com muita dificuldades. Depois dessa avaliação decidimos nesse mesmo mês dar continuidade a um projeto de leitura já existente na escola, intitulado: “Ler para conhecer e transformar”, o mesmo foi iniciado na turma da EJA e ampliado para as turmas regulares, com objetivo de formar leitores autônomos. A metodologia para aplicação do projeto “Ler para conhecer e transformar” constitui-se em atividades que privilegiaram a interdisciplinaridade, uma vez que é considerados aspectos relacionados à língua portuguesa, a matemática, história, ciências e artes. Ao longo do desenvolvimento do projeto há um acompanhamento individual a fim de detectar a carência do aluno em relação à leitura, buscando estimulá-lo na construção do seu próprio conhecimento. Esse projeto que estar sendo executado em turmas de 5º ano, não visa apenas o processo de alfabetização, visto que oito alunos ainda não são alfabetizados, mas também a possibilidade de inserção e participação ativa de alunos na cultura da leitura e da escrita, na produção e compreensão de diferentes gêneros textuais. Uma vez que o Projeto e o subprojeto se encontram em andamento, esse processo ainda não foi concluído, mais já objetivamos resultados como: dos oito alunos que não sabem ler e escrever que consigam fazê-lo como esperado, acompanhando os colegas. E os vinte quatro que estão com dificuldades na leitura e escrita evoluam e passem a ter gosto pela mesma. Desta forma entendemos que está sendo alcançada a finalidade do Programa de promover a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria da qualidade da educação básica pública brasileira.