Este relato refere-se a uma pesquisa de mestrado, em andamento, vinculada ao programa de Pós-graduação em música da UFRN que visa sistematizar uma proposta de ensino de piano na licenciatura em música. O tema foi escolhido a partir de reflexões relacionadas ao ensino de piano, formação de educadores musicais e sua atuação na educação básica. Delimitamos o universo da pesquisa à temática do ensino de piano para licenciados em música sob a hipótese de que essa formação poderia não ser adequada para atender às demandas profissionais e desafios para o exercício docente. Os temas formação de professores e ensino básico vêm sendo amplamente discutidos na área da Educação e na Educação Musical e o presente trabalho busca alternativas para algumas questões relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem de música. Nesse contexto, essa pesquisa pretende averiguar quais seriam os principais conhecimentos, conteúdos e abordagens didáticas necessários à formação do licenciando em música para sua atuação profissional, em relação ao ensino e aprendizagem de piano. Assim, o trabalho visa sistematizar uma proposta para o ensino de piano na licenciatura em música; diagnosticar os principais conhecimentos, conteúdos e metodologias para o ensino de piano durante a formação do licenciado em música; compreender quais os conhecimentos mais relevantes, na aprendizagem de piano, necessários para a atuação do licenciando; organizar uma proposta de ensino de piano para a licenciatura em música. Inicialmente estamos realizando uma revisão da literatura nas áreas da Educação, Educação Musical e Pedagogia do Piano, e elaborando questionários e entrevistas, para aplicação posterior com educadores musicais e licenciandos em música que atuam no ensino básico e que tenham cursado disciplinas relacionadas ao piano. Além disso, professores de piano, com experiência em ensino no curso de licenciatura em música. Nessa etapa espera-se compreender, por meio de diagnóstico, quais os conhecimentos, em relação a aprendizagem de piano, necessários à formação do educador musical. Baseado no diagnóstico, iniciaremos uma pesquisa-ação realizando o planejamento e a execução de um curso de extensão para licenciandos em música e educadores musicais, para testar e analisar procedimentos didáticos e compreender quais as principais necessidades para a aprendizagem de piano dos sujeitos pesquisados. A última etapa consiste na sistematização de uma proposta de ensino de piano para a licenciatura em música. Os resultados iniciais apontados para a necessidade de sistematização de uma pedagogia de formação musical para o licenciado relacionada a realidade das escolas de ensino básico, tanto públicas quanto privadas, e seus diversos contextos estruturais, sociais e culturais. Espera-se que os resultados a serem obtidos com essa pesquisa possam contribuir com a área da Educação e Educação Musical aprofundando discussões em relação à formação do professor de música, sua atuação na educação básica e alternativas para o ensino de piano no curso de licenciando em música.