Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE PIANO NA LICENCIATURA EM MÚSICA

Palavra-chaves: ENSINO DE PIANO, LICENCIATURA EM MúSICA, EDUCAçãO BáSICA Pôster (PO) FORMAÇÃO DE PROFESSORES
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7032
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1564
    "inscrito_id" => 4900
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE PIANO NA LICENCIATURA EM MÚSICA"
    "resumo" => "Este relato refere-se a uma pesquisa de mestrado, em andamento, vinculada ao programa de Pós-graduação em música da UFRN que visa sistematizar uma proposta de ensino de piano na licenciatura em música. O tema foi escolhido a partir de reflexões relacionadas ao ensino de piano, formação de educadores musicais e sua atuação na educação básica. Delimitamos o universo da pesquisa à temática do ensino de piano para licenciados em música sob a hipótese de que essa formação poderia não ser adequada para atender às demandas profissionais e desafios para o exercício docente. Os temas formação de professores e ensino básico vêm sendo amplamente discutidos na área da Educação e na Educação Musical e o presente trabalho busca alternativas para algumas questões relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem de música. Nesse contexto, essa pesquisa pretende averiguar quais seriam os principais conhecimentos, conteúdos e abordagens didáticas necessários à formação do licenciando em música para sua atuação profissional, em relação ao ensino e aprendizagem de piano. Assim, o trabalho visa sistematizar uma proposta para o ensino de piano na licenciatura em música; diagnosticar os principais conhecimentos, conteúdos e metodologias para o ensino de piano durante a formação do licenciado em música; compreender quais os conhecimentos mais relevantes, na aprendizagem de piano, necessários para a atuação do licenciando; organizar uma proposta de ensino de piano para a licenciatura em música. Inicialmente estamos realizando uma revisão da literatura nas áreas da Educação, Educação Musical e Pedagogia do Piano, e elaborando questionários e entrevistas, para aplicação posterior com educadores musicais e licenciandos em música que atuam no ensino básico e que tenham cursado disciplinas relacionadas ao piano. Além disso, professores de piano, com experiência em ensino no curso de licenciatura em música. Nessa etapa espera-se compreender, por meio de diagnóstico, quais os conhecimentos, em relação a aprendizagem de piano, necessários à formação do educador musical. Baseado no diagnóstico, iniciaremos uma pesquisa-ação realizando o planejamento e a execução de um curso de extensão para licenciandos em música e educadores musicais, para testar e analisar procedimentos didáticos e compreender quais as principais necessidades para a aprendizagem de piano dos sujeitos pesquisados. A última etapa consiste na sistematização de uma proposta de ensino de piano para a licenciatura em música. Os resultados iniciais apontados para a necessidade de sistematização de uma pedagogia de formação musical para o licenciado relacionada a realidade das escolas de ensino básico, tanto públicas quanto privadas, e seus diversos contextos estruturais, sociais e culturais. Espera-se que os resultados a serem obtidos com essa pesquisa possam contribuir com a área da Educação e Educação Musical aprofundando discussões em relação à formação do professor de música, sua atuação na educação básica e alternativas para o ensino de piano no curso de licenciando em música."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE PIANO, LICENCIATURA EM MúSICA, EDUCAçãO BáSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_14_08_2014_02_38_00_idinscrito_4900_ac5c4709d94bca5abe19317544b6b181.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ LEANDRO SILVA ROCHA"
    "autor_nome_curto" => "LEANDRO ROCHA"
    "autor_email" => "leandrorocha.biz@gmail.co"
    "autor_ies" => "UFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7032
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1564
    "inscrito_id" => 4900
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE PIANO NA LICENCIATURA EM MÚSICA"
    "resumo" => "Este relato refere-se a uma pesquisa de mestrado, em andamento, vinculada ao programa de Pós-graduação em música da UFRN que visa sistematizar uma proposta de ensino de piano na licenciatura em música. O tema foi escolhido a partir de reflexões relacionadas ao ensino de piano, formação de educadores musicais e sua atuação na educação básica. Delimitamos o universo da pesquisa à temática do ensino de piano para licenciados em música sob a hipótese de que essa formação poderia não ser adequada para atender às demandas profissionais e desafios para o exercício docente. Os temas formação de professores e ensino básico vêm sendo amplamente discutidos na área da Educação e na Educação Musical e o presente trabalho busca alternativas para algumas questões relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem de música. Nesse contexto, essa pesquisa pretende averiguar quais seriam os principais conhecimentos, conteúdos e abordagens didáticas necessários à formação do licenciando em música para sua atuação profissional, em relação ao ensino e aprendizagem de piano. Assim, o trabalho visa sistematizar uma proposta para o ensino de piano na licenciatura em música; diagnosticar os principais conhecimentos, conteúdos e metodologias para o ensino de piano durante a formação do licenciado em música; compreender quais os conhecimentos mais relevantes, na aprendizagem de piano, necessários para a atuação do licenciando; organizar uma proposta de ensino de piano para a licenciatura em música. Inicialmente estamos realizando uma revisão da literatura nas áreas da Educação, Educação Musical e Pedagogia do Piano, e elaborando questionários e entrevistas, para aplicação posterior com educadores musicais e licenciandos em música que atuam no ensino básico e que tenham cursado disciplinas relacionadas ao piano. Além disso, professores de piano, com experiência em ensino no curso de licenciatura em música. Nessa etapa espera-se compreender, por meio de diagnóstico, quais os conhecimentos, em relação a aprendizagem de piano, necessários à formação do educador musical. Baseado no diagnóstico, iniciaremos uma pesquisa-ação realizando o planejamento e a execução de um curso de extensão para licenciandos em música e educadores musicais, para testar e analisar procedimentos didáticos e compreender quais as principais necessidades para a aprendizagem de piano dos sujeitos pesquisados. A última etapa consiste na sistematização de uma proposta de ensino de piano para a licenciatura em música. Os resultados iniciais apontados para a necessidade de sistematização de uma pedagogia de formação musical para o licenciado relacionada a realidade das escolas de ensino básico, tanto públicas quanto privadas, e seus diversos contextos estruturais, sociais e culturais. Espera-se que os resultados a serem obtidos com essa pesquisa possam contribuir com a área da Educação e Educação Musical aprofundando discussões em relação à formação do professor de música, sua atuação na educação básica e alternativas para o ensino de piano no curso de licenciando em música."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE PIANO, LICENCIATURA EM MúSICA, EDUCAçãO BáSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_14_08_2014_02_38_00_idinscrito_4900_ac5c4709d94bca5abe19317544b6b181.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ LEANDRO SILVA ROCHA"
    "autor_nome_curto" => "LEANDRO ROCHA"
    "autor_email" => "leandrorocha.biz@gmail.co"
    "autor_ies" => "UFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Este relato refere-se a uma pesquisa de mestrado, em andamento, vinculada ao programa de Pós-graduação em música da UFRN que visa sistematizar uma proposta de ensino de piano na licenciatura em música. O tema foi escolhido a partir de reflexões relacionadas ao ensino de piano, formação de educadores musicais e sua atuação na educação básica. Delimitamos o universo da pesquisa à temática do ensino de piano para licenciados em música sob a hipótese de que essa formação poderia não ser adequada para atender às demandas profissionais e desafios para o exercício docente. Os temas formação de professores e ensino básico vêm sendo amplamente discutidos na área da Educação e na Educação Musical e o presente trabalho busca alternativas para algumas questões relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem de música. Nesse contexto, essa pesquisa pretende averiguar quais seriam os principais conhecimentos, conteúdos e abordagens didáticas necessários à formação do licenciando em música para sua atuação profissional, em relação ao ensino e aprendizagem de piano. Assim, o trabalho visa sistematizar uma proposta para o ensino de piano na licenciatura em música; diagnosticar os principais conhecimentos, conteúdos e metodologias para o ensino de piano durante a formação do licenciado em música; compreender quais os conhecimentos mais relevantes, na aprendizagem de piano, necessários para a atuação do licenciando; organizar uma proposta de ensino de piano para a licenciatura em música. Inicialmente estamos realizando uma revisão da literatura nas áreas da Educação, Educação Musical e Pedagogia do Piano, e elaborando questionários e entrevistas, para aplicação posterior com educadores musicais e licenciandos em música que atuam no ensino básico e que tenham cursado disciplinas relacionadas ao piano. Além disso, professores de piano, com experiência em ensino no curso de licenciatura em música. Nessa etapa espera-se compreender, por meio de diagnóstico, quais os conhecimentos, em relação a aprendizagem de piano, necessários à formação do educador musical. Baseado no diagnóstico, iniciaremos uma pesquisa-ação realizando o planejamento e a execução de um curso de extensão para licenciandos em música e educadores musicais, para testar e analisar procedimentos didáticos e compreender quais as principais necessidades para a aprendizagem de piano dos sujeitos pesquisados. A última etapa consiste na sistematização de uma proposta de ensino de piano para a licenciatura em música. Os resultados iniciais apontados para a necessidade de sistematização de uma pedagogia de formação musical para o licenciado relacionada a realidade das escolas de ensino básico, tanto públicas quanto privadas, e seus diversos contextos estruturais, sociais e culturais. Espera-se que os resultados a serem obtidos com essa pesquisa possam contribuir com a área da Educação e Educação Musical aprofundando discussões em relação à formação do professor de música, sua atuação na educação básica e alternativas para o ensino de piano no curso de licenciando em música.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.