MULTIMEIOS: UMA PROPOSTA DE PESQUISA E USO CONSCIENTE PARA AS MÍDIAS NA ESCOLAMaria Eliane Vieira Dantas, mestranda em Ciências da Educação- UNASUR, maelidantas@hotmail.com Francisco Dantas Veras Neto, mestrando em Ciências da Educação-UNASUR,dantasveras@hotmail.com Linha de Pesquisa: Formação de Professores RESUMO: Este artigo sob o título MULTIMEIOS: uma proposta de pesquisa e uso consciente para as mídias na escola insere-se no âmbito de uma pesquisa que foi realizada no 9º ano do turno matutino do Centro de Ensino Fundamental Luzia Maia, Catolé do Rocha - PB. Pretendeu-se analisar a presença das mídias através do celular na vida dos estudantes do 9º ano, bem como dos seus professores, procurando perceber o uso em relação a sua vida estudantil, social e pessoal. O questionário demorou cerca de 10 a 15 minutos para ser respondido. A aplicação da pesquisa se dividiu em três etapas distintas. A primeira caracterizou-se pelo diálogo entre os pesquisadores (as) que aqui relatam e os pesquisados para explanação. Em outro momento, houve o tempo de anotação das respostas do questionário da referida pesquisa, nos quais os alunos e os professores apresentavam individualmente seu ponto de vista sobre as perguntas que lhes eram feitas de forma espontânea e concisa. A segunda parte evidenciou-se para a análise das respostas dadas pelos pesquisados e a avaliação das mesmas, que serão relatadas mais adiante. A pesquisa acima mencionada foi feita no período do dia 04 de julho de 2014 a 10 de julho de 2014. Os pesquisados deveriam responder os questionamentos de cunho pessoal de forma sincera e objetiva, os mesmos foram questionados individualmente. Por fim, a terceira etapa da pesquisa foi dedicada à elaboração deste artigo, no qual procuramos exibir o resultado do questionário dos pesquisadores junto às pessoas selecionadas, os discentes por rendimento escolar, e os docentes por lecionar na série/ano escolhido para estudo, tendo assim a oportunidade de expor parcialmente os conhecimentos obtidos, bem como na pesquisa; e o registro das impressões causadas pela mesma na nossa vida pessoal e profissional, pois tudo que assimilamos nesse espaço de aprendizagem foi e será importante, haja vista que para o ser humano há sempre ideias a buscar onde se faz necessário um somatório positivo de conhecimento e o nosso está começando para alcançarmos o que mais se deseja: nossa profissionalização em parceria de uma reflexão crítica e eficaz sobre a situação DAS INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS COM O DIA-A-DIA DOS ESTUDANTES E PROFESSORES na atualidade educacional catoleense.