MULTIMEIOS: UMA PROPOSTA DE PESQUISA E USO CONSCIENTE PARA AS MÍDIAS NA ESCOLA
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7499 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 692 "inscrito_id" => 32703 "titulo" => "MULTIMEIOS: UMA PROPOSTA DE PESQUISA E USO CONSCIENTE PARA AS MÍDIAS NA ESCOLA" "resumo" => "MULTIMEIOS: UMA PROPOSTA DE PESQUISA E USO CONSCIENTE PARA AS MÍDIAS NA ESCOLAMaria Eliane Vieira Dantas, mestranda em Ciências da Educação- UNASUR, maelidantas@hotmail.com Francisco Dantas Veras Neto, mestrando em Ciências da Educação-UNASUR,dantasveras@hotmail.com Linha de Pesquisa: Formação de Professores RESUMO: Este artigo sob o título MULTIMEIOS: uma proposta de pesquisa e uso consciente para as mídias na escola insere-se no âmbito de uma pesquisa que foi realizada no 9º ano do turno matutino do Centro de Ensino Fundamental Luzia Maia, Catolé do Rocha - PB. Pretendeu-se analisar a presença das mídias através do celular na vida dos estudantes do 9º ano, bem como dos seus professores, procurando perceber o uso em relação a sua vida estudantil, social e pessoal. O questionário demorou cerca de 10 a 15 minutos para ser respondido. A aplicação da pesquisa se dividiu em três etapas distintas. A primeira caracterizou-se pelo diálogo entre os pesquisadores (as) que aqui relatam e os pesquisados para explanação. Em outro momento, houve o tempo de anotação das respostas do questionário da referida pesquisa, nos quais os alunos e os professores apresentavam individualmente seu ponto de vista sobre as perguntas que lhes eram feitas de forma espontânea e concisa. A segunda parte evidenciou-se para a análise das respostas dadas pelos pesquisados e a avaliação das mesmas, que serão relatadas mais adiante. A pesquisa acima mencionada foi feita no período do dia 04 de julho de 2014 a 10 de julho de 2014. Os pesquisados deveriam responder os questionamentos de cunho pessoal de forma sincera e objetiva, os mesmos foram questionados individualmente. Por fim, a terceira etapa da pesquisa foi dedicada à elaboração deste artigo, no qual procuramos exibir o resultado do questionário dos pesquisadores junto às pessoas selecionadas, os discentes por rendimento escolar, e os docentes por lecionar na série/ano escolhido para estudo, tendo assim a oportunidade de expor parcialmente os conhecimentos obtidos, bem como na pesquisa; e o registro das impressões causadas pela mesma na nossa vida pessoal e profissional, pois tudo que assimilamos nesse espaço de aprendizagem foi e será importante, haja vista que para o ser humano há sempre ideias a buscar onde se faz necessário um somatório positivo de conhecimento e o nosso está começando para alcançarmos o que mais se deseja: nossa profissionalização em parceria de uma reflexão crítica e eficaz sobre a situação DAS INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS COM O DIA-A-DIA DOS ESTUDANTES E PROFESSORES na atualidade educacional catoleense." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "MÍDIAS, PROFESSOR, ALUNO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_08_2014_16_43_59_idinscrito_32703_fb915a4be229b60a1fa8a95f73e73c54.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ELIANE VIEIRA DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "ELIANE DANTAS" "autor_email" => "maelidantas@hotmail.com" "autor_ies" => "FIP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7499 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 692 "inscrito_id" => 32703 "titulo" => "MULTIMEIOS: UMA PROPOSTA DE PESQUISA E USO CONSCIENTE PARA AS MÍDIAS NA ESCOLA" "resumo" => "MULTIMEIOS: UMA PROPOSTA DE PESQUISA E USO CONSCIENTE PARA AS MÍDIAS NA ESCOLAMaria Eliane Vieira Dantas, mestranda em Ciências da Educação- UNASUR, maelidantas@hotmail.com Francisco Dantas Veras Neto, mestrando em Ciências da Educação-UNASUR,dantasveras@hotmail.com Linha de Pesquisa: Formação de Professores RESUMO: Este artigo sob o título MULTIMEIOS: uma proposta de pesquisa e uso consciente para as mídias na escola insere-se no âmbito de uma pesquisa que foi realizada no 9º ano do turno matutino do Centro de Ensino Fundamental Luzia Maia, Catolé do Rocha - PB. Pretendeu-se analisar a presença das mídias através do celular na vida dos estudantes do 9º ano, bem como dos seus professores, procurando perceber o uso em relação a sua vida estudantil, social e pessoal. O questionário demorou cerca de 10 a 15 minutos para ser respondido. A aplicação da pesquisa se dividiu em três etapas distintas. A primeira caracterizou-se pelo diálogo entre os pesquisadores (as) que aqui relatam e os pesquisados para explanação. Em outro momento, houve o tempo de anotação das respostas do questionário da referida pesquisa, nos quais os alunos e os professores apresentavam individualmente seu ponto de vista sobre as perguntas que lhes eram feitas de forma espontânea e concisa. A segunda parte evidenciou-se para a análise das respostas dadas pelos pesquisados e a avaliação das mesmas, que serão relatadas mais adiante. A pesquisa acima mencionada foi feita no período do dia 04 de julho de 2014 a 10 de julho de 2014. Os pesquisados deveriam responder os questionamentos de cunho pessoal de forma sincera e objetiva, os mesmos foram questionados individualmente. Por fim, a terceira etapa da pesquisa foi dedicada à elaboração deste artigo, no qual procuramos exibir o resultado do questionário dos pesquisadores junto às pessoas selecionadas, os discentes por rendimento escolar, e os docentes por lecionar na série/ano escolhido para estudo, tendo assim a oportunidade de expor parcialmente os conhecimentos obtidos, bem como na pesquisa; e o registro das impressões causadas pela mesma na nossa vida pessoal e profissional, pois tudo que assimilamos nesse espaço de aprendizagem foi e será importante, haja vista que para o ser humano há sempre ideias a buscar onde se faz necessário um somatório positivo de conhecimento e o nosso está começando para alcançarmos o que mais se deseja: nossa profissionalização em parceria de uma reflexão crítica e eficaz sobre a situação DAS INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS COM O DIA-A-DIA DOS ESTUDANTES E PROFESSORES na atualidade educacional catoleense." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "MÍDIAS, PROFESSOR, ALUNO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_08_2014_16_43_59_idinscrito_32703_fb915a4be229b60a1fa8a95f73e73c54.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ELIANE VIEIRA DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "ELIANE DANTAS" "autor_email" => "maelidantas@hotmail.com" "autor_ies" => "FIP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }