O ensino de ciências é ainda um desafio tanto para educadores como para educandos, principalmente quando se trata de relacionar a teoria desenvolvida em sala de aula com a realidade do cotidiano. Materiais como modelos e jogos didáticos facilitam a construção do conhecimento pelo aluno, pois preenchem algumas lacunas deixadas pelo processo de transmissão e recepção acerca do conteúdo ministrado. O presente trabalho visou desenvolver uma atividade didática relacionando teoria e prática no ensino sobre cadeia alimentar com a finalidade principal de facilitar o entendimento dos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. O trabalho foi desenvolvido em uma escola pública da cidade de Parnaíba-PI, em uma turma composto por 26 alunos. A mesma foi distribuída em grupos onde os alunos tiveram que confeccionar um modelo de cadeia alimentar. Após a atividade concluída, foi feito a aplicação de um questionário contendo 08 questões, objetivas e subjetivas, sendo 4 delas específicas sobre o tema cadeia alimentar e as demais com a finalidade de analisar a qualidade da atividade aplicada. Durante a atividade desenvolvida em sala de aula podemos observar que alguns alunos já tinha um certo domínio acerca do assunto abordado, o que é de suma importância, pois é considerável a quantidade de estudos apontando que os novos conhecimentos são estruturados a partir do que já se sabe, no entanto outros alunos demostraram dificuldades em diversos aspectos da atividade como associar as figuras dos seres vivos aos conceitos de produtor, consumidos e decompositor. Com a análise da confecção dos modelos de cadeias alimentares pode-se observar que dos 5 grupos que realizaram a atividade, apenas 1 deles não obteve um resultado satisfatório, errando a sequência dos seres vivos na cadeia alimentar. De acordo com o resultado dos questionários, pode-se comprovar a eficácia da atividade aplicada, pois a grande maioria dos alunos conseguiu assimilar com facilidade o conteúdo. A utilização da atividade prática apresenta-se como uma ótima ferramenta didática para os alunos, pois ela é uma excelente forma de atrelar a teoria com a prática, ocasionando um melhor aproveitamento do conteúdo de ciências.