Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DIAGNÓSTICO DA UTILIZAÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO NO ENSINO DE BIOLOGIA

Palavra-chaves: ENSINO APRENDIZAGEM, MATERIAL DIDÁTICO, EDUCAÇÃO Comunicação Oral (CO) DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL
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Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Os professores são os principais responsáveis pela aquisição e transmissão de conteúdos disciplinares que irão contribuir para o processo de formação moral e acadêmica dos alunos. Embora o desenvolvimento das novas tecnologias, da mídia, dos textos digitais, o livro didático continua sendo o mais fiel aliado do professor é um recurso imprescindível para os alunos, mas apesar desses livros terem melhorados em relação ao avanço dos conteúdos, não são suficientes para formar por si só bons profissionais. O presente trabalho foi desenvolvido no decorrer das sessenta horas aula do Estágio Supervisionado I, componente curricular do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, oferecido pela Universidade Federal da Paraíba campus II, Areia-PB, com o objetivo de analisar como os docentes fazem uso do livro didático em sala. Na realização do estágio, foram feitas visitas regulares a uma escola pública localizada no município de Areia-PB. Ficou constatado que os professores ainda estão restritos ao uso do livro didático mesmo nos dias atuais, com toda a disponibilidade de tecnologias existentes. Alguns docentes não buscam novos meios para elaboração de procedimentos metodológicos e seguem apenas o que o livro lhe oferece. Cabe, portanto ao professor buscar novos meios auxiliadores do ensino, procurando sempre preparação adequada e inovadora para desenvolver essa atividade de vital importância que é o ensinar. Conclui-se que existe a necessidade maior dos professores diversificarem suas aulas e aumentar a capacidade de desenvolvimento do raciocínio critico dos alunos, onde os mesmos desenvolvam a capacidade de julgar o material didático pedagógico que lhes é oferecido.

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