Este trabalho aborda a experiência de um grupo de bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do CCA da UFPB, no desenvolvimento de um jogo de botânica, voltado para o ensino prático e descontraído de alunos do Ensino Médio de Escolas Estaduais da cidade de Areia (PB). Com o objetivo de avaliar a utilização de um jogo lúdico no ensino de botânica em biologia, a fim de proporcionar um aprendizado lúdico, porém significativo foi criado o jogo que visa a estimular o raciocínio lógico dos alunos. Auxiliando o professor de biologia da rede básica de ensino a abordarem de forma significativa um método de ensino diferente do cotidiano escolar, estimulando os alunos de maneira descontraída ao estudo da biologia. Elevando significativamente a qualidade das ações acadêmicas dentro dos cursos de licenciatura. Esse estudo revelou que os alunos da escola básica estão abertos a novas metodologias que enverede por caminhos menos tradicionais, baseados nas aulas expositivas. Os alunos durante o jogo conseguiram interagir de maneira saudável com os demais, melhorando a socialização dos mesmos. O docente deve estar atento às novas possibilidades metodológicas de ensino, sempre focando o ensino na realidade do seu aluno. Observando que o docente nessa prática torna-se um estimulador, sendo o educador um elo entre o jogo lúdico e os estudantes. Após a realização da atividade, constatou-se que ela foi bem aceita pelos alunos e pelos professores das escolas e contribui, dessa maneira, para melhorar a aprendizagem dos alunos em botânica e formação docente.