O presente trabalho é parte de uma pesquisa realizada com alunos do 3º Ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública na cidade de Garanhuns-PE. Na oportunidade, procurou-se analisar o nível de letramento da língua materna e do letramento digital, dos estudantes. Além de buscar compreender como as tecnologias podem ser utilizadas de forma didática, influenciando assim no processo de ensino da língua portuguesa e na formação dos discentes. Para tanto, a metodologia de trabalho consistiu na observação do contexto de ensino-aprendizagem na qual a turma estava inserida, e aplicação de atividades voltadas para a leitura e escrita. Como base teórica, usamos os estudos de pesquisadores da área de tecnologias na educação como Kenski (2008); e na área de letramento e letramento digital como Silva (2005), Soares (2002) e Xavier (2002). Assim, este trabalho se caracteriza como pesquisa ação, bem como um estudo que se utiliza de instrumentos de observação e aplicação de questionários. Desse modo, é possível depreender que as novas tecnologias vêm contribuindo para o letramento mais amplo dos educandos, além de proporcionar o letramento digital dos mesmos.