O presente artigo aborda o desenvolvimento e resultados do projeto de pesquisa PIBIC intitulada Existe Práxis nos cursos de Formação de Professor?, no qual estudamos a relação teoria e prática nos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura em duas Instituições de Ensino Superior do Estado da Paraíba, realizado no período de agosto de 2012 à julho de 2013. Nesse estudo a relação teoria e prática é analisada enquanto práxis, ou seja, como ação consciente dos sujeitos que une a teoria, compreensão da realidade, à prática (trabalho criativo), transformação do mundo. Essa ação consciente tem como condição a transformação dos sujeitos, aqui os alunos de graduação, que buscam mudar sua realidade profissional. É à luz da categoria da práxis que se devem abordar os problemas do conhecimento da história, da sociedade e do próprio ser. A pesquisa desenvolve-se numa perspectiva qualitativa e tem como caminho teórico-metodológico o materialismo histórico e dialético, buscando as contradições e lacunas nesse processo. A investigação atravessou três momentos: coleta dos documentos relativos à orientação do MEC para os Cursos de Formação de Professores das IES; coleta dos documentos relativos à orientação das Instituições para as Licenciaturas e dos Projetos Pedagógicos dos Cursos; e por fim, estudo das relações que esses documentos estabelecem entre a teoria e a prática. Os resultados apontam que a práxis é algo ainda distante nos Cursos de Licenciatura pesquisados, apesar dos esforços nesse sentido, assim como possibilitam constatar contradições e lacunas, entre teoria e prática, considerando, entre outros aspectos, a carência no acesso dos alunos às escolas.