Este trabalho tem como propósito apresentar como deve ser trabalhada em sala de aula uma sequência didática na disciplina de Língua Portuguesa tendo como base a reescrita de textos nos anos iniciais do Ensino Fundamental e como eixo norteador os contos de fadas como forma de contribuir para despertar nos alunos o prazer pela leitura e escrita, bem como, contribuir para a melhoria das ações didático-pedagógicas desenvolvidas em sala de aula. Nesse sentido, o referido trabalho objetiva refletir junto aos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental sobre como a leitura e a escrita contribui para que estes possam usar adequadamente a linguagem nas práticas sociais para que se tornem leitores assíduos e bons produtores de textos. Para fins deste estudo, foram levadas em consideração as contribuições teóricas de Bezerra (2001), Travaglia (2008) e Leandro (2011). Quanto aos aspectos metodológicos, se refere a uma pesquisa de nível bibliográfica e explicativa, de natureza qualitativa. Em suma, ao ser aplicada a referida sequência didática, espera-se que o professor ao trabalhar com a leitura e a escrita possa estar contribuindo para a formação dos alunos e possa exercer a função de educador atuando em sala de aula ou fora dela, de forma autônoma e dinâmica, tendo em mente que o conhecimento nunca está completo e deve ser construído no dia a dia, na busca por uma educação qualitativa, só assim se terá um profissional capaz de se adequar as exigências desse mundo plural e tecnológico, se apresentando bem, principalmente, aos olhos dos alunos.