O presente trabalho aborda o processo de desterritorialização dos feirantes em Queimadas na Paraíba como proposta para se pensar o espaço vivido nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Este resultou de reflexões da disciplina Conteúdos e Metodologias do Ensino de Geografia do Curso de Pedagogia, semestre 2013.2 da Universidade Estadual da Paraíba, Campus I para a construção de proposições que articulassem teoria-prática na sala de aula. Assim, partiu-se da compreensão de conceitos geográficos para se (re) pensar as práticas espaciais, (re) visar conceitos e construir passos para uma metodologia da aprendizagem significante. A revisão destas ideias permitiu formular e/ou estabelecer características sobre o objeto estudado conceituando-as em novas abordagens. Nesta pesquisa o conceito de desterritorialização se encontrou ligado a outros conceitos como Territorialidade, Reterritorialização, Espaço e Lugar. Ligações estas necessárias que não podem ser abordadas separadamente, pois tais conceitos se interligam, sobretudo, quanto a compreensão da dinâmica socioambiental do espaço, sendo inviável pensa-lo sem que relações se estabeleçam entre estes. O trabalho foi articulado na disciplina e culminou com a criação de uma proposta didática para alunos do 5º ano na cidade referida. A pesquisa sobre os conceitos geográficos constituem uma representação do real cuja finalidade é serve como ferramenta para análise espacial em constante construção e reconstrução. Este trabalho no âmbito da escola contribui para a formação de sujeitos mais conscientes e críticos perante a sociedade e o território, consequentemente, desvela a iniciativa educativa da religação de saberem conceituais adquirindo um novo sentido e significado.