O presente trabalho visa expor o exercício de monitoria que vem sendo desenvolvido em Oficina Geográfica II, componente curricular do terceiro período do curso de Geografia (Licenciatura Plena) da Universidade Federal do Ceará (UFC). O referido componente tem por objetivo fazer com que o Licenciando tenha a experiência refletida da produção de material didático e o desenvolvimento de estratégias pedagógicas para o ensino de Geografia no nível básico. A produção de material audiovisual é um dos focos do trabalho desenvolvido nesta disciplina, afinal fortalece o domínio de um requisito básico à formação do professor de Geografia: lidar com metodologias didáticas audiovisuais. A Educação Patrimonial foi a temática escolhida para o trabalho em 2014, por conta da sua forte relevância acadêmica e social. Desse modo, buscou-se associar a questão da produção audiovisual com temas relativos ao Cultural na Geografia e à Educação Patrimonial, objetivando que o licenciando seja parte ativa do processo de criação. Embasamento metodológico de Horta (1999) e Tolentino (2012) fornece aporte ao modelo de leitura pedagógica do patrimônio, auxiliando a compreensão discente na aplicação escolar da proposta. Os procedimentos letivos englobaram a discussão de textos sobre Geografia Cultural, Formação do Imaginário e Questões Patrimoniais contemporâneas, direcionados a temas como Festas Religiosas, Arte e Geograficidade, Representações do Espaço Social, entre outros. A sistematização dos textos requereu a produção de esquemas (diagramas-sínteses), a fim de sistematizar o estudo teórico da disciplina também faz parte do método quem vem sendo executado. No desafio de prático, aproveitou-se da ocasião dos festejos de São José, padroeiro dos municípios de Aquiraz e Pindoretama (estado do Ceará) para um roteiro de aula de campo, envolvendo também o município de Beberibe. O acompanhamento de projetos escolares, envolvendo questões do patrimônio natural e dos bens intangíveis das devoções católicas no estado, permitiu explorar outras dimensões econômicas, turísticas e culturais que a festa religiosa possui. Como trabalho final, a montagens videoclipes serviriam de mediadores às aulas que “encenavam” uma dinâmica de exposição para o ensino médio. Desta forma, além da preparação para se trabalhar com uma temática tão importante como Educação Patrimonial, o futuro docente também vivenciou a oportunidade de desenvolver habilidades, no que tange a produção de material audiovisual para ser utilizado por ele em suas aulas. Pela própria avaliação das turmas de 18 alunos esta representou mais uma forma de superar mesmice, percorrendo caminhos interativos com a realidade local e propositivos a efetivação de uma Geografia significativa.