ARAÚJO, Gabriela Da Paz. Leitura: um passo para a construção do saber. Anais I CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/7457>. Acesso em: 28/12/2024 04:48
O presente artigo se configura a partir do desenvolvimento das atividades realizadas no Projeto “Leitura: um passo para a construção do saber”, realizado na E.E.E.F e Médio Senador Humberto Lucena, na Cidade de Cacimba de Dentro – PB, no ano de 2013. O qual se caracterizou em leituras e apresentações das mesmas, com objetivo de melhorar a oralidade e a escrita, ao mesmo tempo em que os educandos desenvolviam o gosto pela leitura, já que a idéia de ler, para alguns, era algo visto como difícil, justificado ora por não terem o hábito da leitura, ora por simplesmente pensarem que ler é algo ruim e cansativo. Nesse sentido, destaca-se a valorização do ser humano em todo o seu potencial, com objetivo de conscientizá-lo de seus direitos e deveres, contribuindo com a sociedade na qual estar alicerçada. O projeto desenvolvido buscou possibilitar aos educandos uma experiência real e significativa que o torne capaz de seguir seus estudos e caminhar nos espaços das universidades. A fundamentação teórica é constituída a partir das idéias de Koch e Elias (2007), Ferreira (2001), Moysés (1994), estes que com seus questionamentos nos ajudaram a entender como ocorre o processo ensino aprendizagem e se, em sua constituição ocorre a valorização dos conhecimentos adquiridos antes do ingresso a uma determinada fase escolar, sendo então a partir desta análise que poderemos identificar as falhas existentes no ensino de produção de textos e por meio delas construir uma nova perspectiva para as aulas de produção textual, buscando enfatizar sempre o papel do educando como crítico e formador de opinião.