Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TRILHANDO CAMINHOS PARA A INCLUSÃO: O ATENDIMENTO PEDAGÓGICO INDIVIDUALIZADO COM UMA ALUNA COM SÍNDROME DE DOWN.

Palavra-chaves: ATENDIMENTO PEDAGÓGICO INDIVIDUALIZADO, APRENDIZAGEM, INCLUSÃO ESCOLAR Comunicação Oral (CO) EDUCAÇÃO ESPECIAL
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7991
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1145
    "inscrito_id" => 131
    "titulo" => "TRILHANDO CAMINHOS PARA A INCLUSÃO: O ATENDIMENTO PEDAGÓGICO INDIVIDUALIZADO COM UMA ALUNA COM SÍNDROME DE DOWN."
    "resumo" => "A inclusão de alunos com algum tipo de deficiência nas escolas regulares vem sendo ainda um grande desafio para educadores e familiares. Infelizmente, muitos educadores não recebem uma formação que os orientem para uma pratica pedagógica que venha a contribuir a aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais, a exemplo de um aluno (a) com síndrome de Down. Assim, o presente trabalho tem como objetivo central compreender a importância de um atendimento pedagógico individualizado para a aprendizagem e o desenvolvimento de uma jovem com síndrome de Down, matriculada no quinto ano de uma escola publica regular, situada no município de Campina Grande, Paraíba. Essa investigação vem sendo realizada desde novembro de 2013. Utilizamos como instrumento metodológico a observação participante. Os resultados vêm mostrando que um trabalho pedagógico individualizado utilizando textos literários, jogos matemáticos, assim como a arte a exemplo da pintura e do desenho, facilitam o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social do aluno com síndrome de Down. Portanto, um trabalho pedagógico individualizado orientado para as habilidades dos alunos com síndrome de Down contribui para o processo de inclusão escolar dos referidos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL"
    "palavra_chave" => "ATENDIMENTO PEDAGÓGICO INDIVIDUALIZADO, APRENDIZAGEM, INCLUSÃO ESCOLAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_19_43_58_idinscrito_131_ea14d32a9988b80e5af2d423cfa87dca.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANNA TERRA DE ARAÚJO BRANDÃO"
    "autor_nome_curto" => "ANNA"
    "autor_email" => "annaterrabrandao@gmail.co"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7991
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1145
    "inscrito_id" => 131
    "titulo" => "TRILHANDO CAMINHOS PARA A INCLUSÃO: O ATENDIMENTO PEDAGÓGICO INDIVIDUALIZADO COM UMA ALUNA COM SÍNDROME DE DOWN."
    "resumo" => "A inclusão de alunos com algum tipo de deficiência nas escolas regulares vem sendo ainda um grande desafio para educadores e familiares. Infelizmente, muitos educadores não recebem uma formação que os orientem para uma pratica pedagógica que venha a contribuir a aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais, a exemplo de um aluno (a) com síndrome de Down. Assim, o presente trabalho tem como objetivo central compreender a importância de um atendimento pedagógico individualizado para a aprendizagem e o desenvolvimento de uma jovem com síndrome de Down, matriculada no quinto ano de uma escola publica regular, situada no município de Campina Grande, Paraíba. Essa investigação vem sendo realizada desde novembro de 2013. Utilizamos como instrumento metodológico a observação participante. Os resultados vêm mostrando que um trabalho pedagógico individualizado utilizando textos literários, jogos matemáticos, assim como a arte a exemplo da pintura e do desenho, facilitam o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social do aluno com síndrome de Down. Portanto, um trabalho pedagógico individualizado orientado para as habilidades dos alunos com síndrome de Down contribui para o processo de inclusão escolar dos referidos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL"
    "palavra_chave" => "ATENDIMENTO PEDAGÓGICO INDIVIDUALIZADO, APRENDIZAGEM, INCLUSÃO ESCOLAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_19_43_58_idinscrito_131_ea14d32a9988b80e5af2d423cfa87dca.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANNA TERRA DE ARAÚJO BRANDÃO"
    "autor_nome_curto" => "ANNA"
    "autor_email" => "annaterrabrandao@gmail.co"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

A inclusão de alunos com algum tipo de deficiência nas escolas regulares vem sendo ainda um grande desafio para educadores e familiares. Infelizmente, muitos educadores não recebem uma formação que os orientem para uma pratica pedagógica que venha a contribuir a aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais, a exemplo de um aluno (a) com síndrome de Down. Assim, o presente trabalho tem como objetivo central compreender a importância de um atendimento pedagógico individualizado para a aprendizagem e o desenvolvimento de uma jovem com síndrome de Down, matriculada no quinto ano de uma escola publica regular, situada no município de Campina Grande, Paraíba. Essa investigação vem sendo realizada desde novembro de 2013. Utilizamos como instrumento metodológico a observação participante. Os resultados vêm mostrando que um trabalho pedagógico individualizado utilizando textos literários, jogos matemáticos, assim como a arte a exemplo da pintura e do desenho, facilitam o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social do aluno com síndrome de Down. Portanto, um trabalho pedagógico individualizado orientado para as habilidades dos alunos com síndrome de Down contribui para o processo de inclusão escolar dos referidos alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.