UMA ANÁLISE DA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UFPB
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8005 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 377 "inscrito_id" => 3652 "titulo" => "UMA ANÁLISE DA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UFPB" "resumo" => "Este artigo produz uma análise comparativa dos cursos de Licenciatura em Matemática, baseando-se na matriz curricular da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Levamos em consideração a carga horária, a estrutura curricular e as disciplinas voltadas para a formação docente. Temos como objetivo refletir a formação docente do licenciando em Matemática, visando os conteúdos adotados para sua formação. Tomamos como referencial teórica: CURY (2001), SIMÕES (2003, 2010). Verificamos que não há uma homogeneidade entre os cursos de Matemática analisados, assim algumas matrizes curriculares da UFPE e da UEPB apresentam disciplinas indispensáveis para a formação docente, enquanto a UFPB não as apresenta. É fato que desfalcar algumas disciplinas para enaltecer outras pode prejudicar a qualificação do profissional licenciado em Matemática, uma vez que as disciplinas pedagógicas são tão importantes quanto às disciplinas específicas. No levantamento realizado percebem-se as desigualdades existentes do curso em cada universidade, variando as cargas horárias e as disciplinas, no tocante às disciplinas exclusivas para a formação docente na UFPB. Entende-se que as universidades limitam-se ao pragmatismo cuja meta é formar pessoas especializadas a ser lançadas à sociedade com uma ampla formação intelectual, todavia, mesmo que a formação profissional seja crucial aos subsídios econômicos, de nada adiantará se nas matrizes curriculares dos cursos estiverem ausentes disciplinas inerentes à prática pedagógica. Por fim, constatamos que o Curso de Licenciatura em Matemática na UFPB possui uma formação docente inferior à das demais universidades analisadas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, LICENCIATURA EM MATEMÁTICA, MATRIZ CURRICULAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_05_08_2014_17_42_21_idinscrito_3652_7fec01e48c421c388575d8a18a3140f5.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARA LEITE SIMÕES" "autor_nome_curto" => "MARA SIMÕES" "autor_email" => "mara.lsimoes@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8005 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 377 "inscrito_id" => 3652 "titulo" => "UMA ANÁLISE DA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UFPB" "resumo" => "Este artigo produz uma análise comparativa dos cursos de Licenciatura em Matemática, baseando-se na matriz curricular da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Levamos em consideração a carga horária, a estrutura curricular e as disciplinas voltadas para a formação docente. Temos como objetivo refletir a formação docente do licenciando em Matemática, visando os conteúdos adotados para sua formação. Tomamos como referencial teórica: CURY (2001), SIMÕES (2003, 2010). Verificamos que não há uma homogeneidade entre os cursos de Matemática analisados, assim algumas matrizes curriculares da UFPE e da UEPB apresentam disciplinas indispensáveis para a formação docente, enquanto a UFPB não as apresenta. É fato que desfalcar algumas disciplinas para enaltecer outras pode prejudicar a qualificação do profissional licenciado em Matemática, uma vez que as disciplinas pedagógicas são tão importantes quanto às disciplinas específicas. No levantamento realizado percebem-se as desigualdades existentes do curso em cada universidade, variando as cargas horárias e as disciplinas, no tocante às disciplinas exclusivas para a formação docente na UFPB. Entende-se que as universidades limitam-se ao pragmatismo cuja meta é formar pessoas especializadas a ser lançadas à sociedade com uma ampla formação intelectual, todavia, mesmo que a formação profissional seja crucial aos subsídios econômicos, de nada adiantará se nas matrizes curriculares dos cursos estiverem ausentes disciplinas inerentes à prática pedagógica. Por fim, constatamos que o Curso de Licenciatura em Matemática na UFPB possui uma formação docente inferior à das demais universidades analisadas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, LICENCIATURA EM MATEMÁTICA, MATRIZ CURRICULAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_05_08_2014_17_42_21_idinscrito_3652_7fec01e48c421c388575d8a18a3140f5.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARA LEITE SIMÕES" "autor_nome_curto" => "MARA SIMÕES" "autor_email" => "mara.lsimoes@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }