É difícil cada vez mais encontrar algum aluno que não tenha consigo um aparelho celular. Assim como a imensa maioria dos brasileiros (onde já temos uma quantidade muito maior de celulares do que de pessoas no país), quase todos os alunos têm acesso direto a um desses dispositivos de comunicação. Apesar de ainda haver resistência ao uso de celulares em sala de aula, a UNESCO acredita que os aparelhos podem sim auxiliar no processo de aprendizagem. O desenvolvimento tecnológico permitiu um aperfeiçoamento do aparelho de celular, onde o mesmo agrega além da possibilidade de comunicação, o acesso à informação e outros tipos de aplicativos que poderiam contribuir de forma específica em atividades pedagógicas. A popularização do uso da internet através do dispositivo móvel é um dos recursos que incrementam essa ferramenta em sala de aula, fornecendo subsídios para um ensino mais centrado na construção do conhecimento do aluno e em suas iniciativas (Leventhal, Zajdenwerg e Silvério, 2007), contribuindo assim como facilitador no processo de ensino-aprendizagem. Com o mundo em que vivemos a tecnologia faz parte das nossas vidas e o celular hoje tem sido uma das tecnologias mais utilizadas. O objetivo de nosso trabalho foi um levantamento bibliográfico com a intensão de analisar algumas das implicações pedagógicas que o uso desse artefato tecnológico pode desempenhar no ambiente escolar. Baseados em nossa pesquisa, podemos refletir que o uso do celular na sala de aula de forma planejada e articulada pode influenciar de forma positiva no aproveitamento do tempo em sala de aula, aumentando o número de conteúdos aplicados, permitindo aos estudantes um acesso facilitado aos conteúdos, além de incentivar a reflexão e compartilhamento de conhecimentos nos mais variados tipos de ambientes virtuais.