Desde os primórdios, o homem vem tirando seu sustento da terra, aprendendo a mexer e prepará-la para o cultivo, a ter uma relação homem-natureza, pois, sua sobrevivência dela depende. Entretanto para muitos, esta relação está sendo perdida, para outros o solo de onde o seu alimento é tirado é apenas terra, pois, atualmente na sua rotina não há mais tempo para tal relação. Assim a criação de uma horta escolar pode ser considerada um laboratório vivo, possibilitando o desenvolvimento de diversas atividades pedagógicas em educação ambiental e alimentar, unindo teoria e prática de forma contextualizada, auxiliando no processo de ensino-aprendizagem e estreitando relações através da promoção do trabalho coletivo e cooperado entre os agentes sociais envolvidos. A equipe do PIBID DIVERSIDADE que atua na Escola Municipal Urbano Lixandrino da comunidade Várzea Tranquiera, Oeiras-PI, tem como objetivo principal a implantação de uma horta escolar além de conscientizar a população sobre a importância de uma alimentação saudável, divulgar a horta como uma opção de geração de renda, levando até elas informações sobre horticultura orgânica, compostagem, formas de produção dos alimentos, o solo como fonte de vida, as relações entre o campo e cidade, entre outros. A proposta metodológica pauta-se no desenvolvimento do projeto Horta Orgânica na Escola, onde inicialmente foram realizadas aulas teóricas em sala de aula expondo informações sobre tipos de solo, o valor nutritivo das hortaliças, importância da adubação orgânica e instruções técnicas sobre a horta. Foi realizada uma gincana para arrecadação de material para construção dos canteiros como adubo orgânico (esterco, paú), garrafas pet e palhas. O trabalho realizado proporcionou o aumento conhecimentos aos alunos e membros da comunidade, a utilização das hortaliças produzidas pelos alunos, na merenda escolar, ficando evidente a conscientização do estudante da escola, e de membros da comunidade a respeito da importância de uma alimentação saudável. Observou-se ainda que dentre os alunos PIBIDianos, houve aumento das notas nas disciplinas regulares, do conhecimento sobre os recursos naturais, da valorização da educação pública e do campo, além da diminuição da evasão escolar. A integração entre o trabalho desenvolvido na escola e a aplicação na comunidade/residência dos alunos possibilitou a melhoria da relação comunidade/escola. A criação de uma horta é uma prática rotineira e essencial para a sobrevivência do homem no campo. A atuação do educador é de fundamental importância como fonte de informação para um adequado manejo, promovendo uma melhora significativa na alimentação da escola e da família, melhorando a condição de vida do homem do campo, evitando sua saída do meio rural, além de proporcionar aumento na renda familiar.