INTRODUÇÃOEste trabalho faz parte de uma pesquisa em andamento do curso de Especialização em Psicologia da Educação da Universidade Federal de Pernambuco. A maioria dos países do mundo tem se preocupado em desenvolver programas, firmar parcerias, refletir, a respeito da tão almejada “salvação” para a educação pública. Seja por interesses econômicos ou sociais. Em virtude desta busca surge a parceria público-privada aqui exposta a partir do Programa Alfabetizar com Sucesso/Circuito Campeão criado e executado pelo Instituto Ayrton Senna (IAS) que tem se configurado para muitos municípios brasileiros como uma alternativa de grande potencial frente às práticas tradicionais de gestão da educação e do trabalho pedagógico. Mas, que na verdade, trata-se da entrada de instituições privadas no sistema público educacional, ou da execução direta, por estas instituições, de políticas educacionais que deveriam ser responsabilidade do Estado. Num diagnóstico neoliberal o Estado é declarado como o culpado pela crise educacional e propõem a transferência das responsabilidades de execução das políticas públicas educacionais, para a sociedade. Frequentemente desrespeitando o processo democrático e a gestão. A gestão educacional acaba por se tornar um projeto de parceria público-privada autoritária, além de basear-se na imposição e na manipulação, não se vê participação popular nas decisões e nada é acertado coletivamente. Configura-se por um modelo em que os atores sociais da escola, se tornam em vez de protagonistas meros executores das ações educacionais. O Programa Circuito Campeão é adotado como política pública educacional nas redes estaduais de Pernambuco e Tocantins, estando presente em 215 municípios de 20 Estados. Atendendo em 2012: 520.825 crianças e jovens e 22.342 educadores. É definido pelo IAS como um programa de gerenciamento da aprendizagem nos primeiros cinco anos do Ensino Fundamental, investindo no desenvolvimento de habilidades em leitura, escrita e matemática, com o objetivo de garantir o sucesso de todos os alunos. OBJETIVOSObjetivo geral: analisar os impactos que o Programa Alfabetizar com Sucesso/Circuito Campeão têm trazido para a gestão da educação no estado de Pernambuco. Objetivos específicos: apresentar as características do Programa Alfabetizar com Sucesso/Circuito Campeão; identificar as leis que regulamentam a parceria público-privada na educação; analisar os avanços e os limites da gestão da educação no Estado de Pernambuco a partir da implementação do Programa Alfabetizar com Sucesso/Circuito Campeão do IAS.METODOLOGIAA metodologia a ser utilizada pauta-se na abordagem qualitativa e no método de coleta da triangulação de dados. Optamos pela técnica de análise de conteúdo com base em Bardin (1977), utilizando como sujeitos da pesquisa alguns dos professores que atuam com o Programa, alguns dos gestores de escolas e secretarias de educação, atuantes no estado de Pernambuco. RESULTADOS E CONCLUSÃOEsperamos ao final desse estudo conseguir como resultados: contribuir para o aprofundamento e ampliação desta discussão emergente aos dias atuais, para que a escola possa ter mais autonomia para adequar o trabalho pedagógico a sua realidade aos interesses da comunidade e não apenas como os parceiros instituirão; subsidiar outros estudos sobre a concepção das parcerias público-privadas com o olhar direcionado para os discursos dos profissionais envolvidos diretamente.