Introdução: Apesar da variedade de modalidades didáticas existentes, apenas uma prevalece nas escolas de Educação Básica, as aulas expositivas ou tradicionais. Embora esse tipo de metodologia seja bastante utilizado, se não for intercalada por outros métodos, tais como aulas-práticas, demonstrações, discussões, entre outros, o processo de ensino-aprendizagem será superficial, comprometendo sua qualidade. O Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) /UFCG, Subprojeto Biologia/Campus Patos-PB, propõe ações com temáticas relacionadas aos conteúdos de Biologia do Ensino Médio. Particularmente, na Escola Estadual Prof. José Gomes Alves - PJGA, nossa preocupação é acentuada em virtude dessa escola apresentar um dos mais baixos valores de Ideb das escolas estaduais no município de Patos-PB. Objetivo: o objetivo deste trabalho foi avaliar a influência das ações desenvolvidas pelos bolsistas PIBID/Biologia na Escola Estadual PJGA em Patos-PB, através do “prisma” dos alunos de ensino médio atendidos. Metodologia: os bolsistas PIBID executaram ações voltadas para atender demandas específicas da Escola Estadual PJGA, tais como proporcionar aos alunos aulas-práticas, discussões, palestras, excursões, feiras de ciências e outras atividades sobre temas de Biologia. A análise da aceitação de tais ações será medida a partir da opinião dos próprios alunos. Através de participação voluntária, um grupo de 85 alunos do Ensino Médio da referida escola respondeu a um questionário estruturado e organizado pelos alunos do PIBID/UFCG/Biologia/Patos. Resultados: aproximadamente 42% dos alunos inquiridos responderam que gostariam de ter mais aulas-práticas, 22% feiras de ciências, 20% jogos e 14% palestras. Os alunos participaram das ações supracitadas em período oposto ao de suas aulas, já que a escola não possui ensino inovador. Pudemos observar nas respostas dos inquiridos que houve participação da maioria dos alunos nessas atividades, interesse em aprender e a realizar tarefas que melhorassem o ensino e facilitassem sua aprendizagem. Conclusão: Através dessas observações, podemos concluir que os alunos inquiridos destacaram a importância e a necessidade do uso de novas modalidades didáticas na escola. Atuaram como sujeitos críticos do processo, expondo a influência positiva, na sua forma de ver, das mudanças no ensino de Biologia na escola.