PEREIRA, Paulo Ricardo Soares et al.. Avaliação: concepções. Anais I CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/6976>. Acesso em: 13/11/2024 06:38
A avaliação é um dos grandes temas que compõem a organização do trabalho educacional e pedagógico, sendo muito comum que todos os envolvidos no processo educativo tenham um “conceito” bem definido do que ela significa. A avaliação do comportamento, das habilidades, por assim dizer, do rendimento do aluno é preocupação frequente dos professores. Além de constituir parte inerente do trabalho, a avaliação dos alunos pelo docente é mecanismo pelo qual, o professor também pode averiguar os resultados do ensino: o desempenho atingido pelos alunos representa, de algum modo, o trabalho desenvolvido pelo professor. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo averiguar – a concepção – que docentes têm sobre o que significa avaliar. Como referencial teórico nos valemos essencialmente dos pressupostos de Luckesi (2011). Como estratégia metodológica, optamos pela utilização de um questionário como um instrumento para verificar a concepção de avaliação dos professores entrevistados. Para tal, partimos do seguinte questionamento: O que se avalia na sua disciplina? Como resposta à questão, de modo geral, todos os docentes responderam de modo a citar os conteúdos específicos da área, de forma a avaliarem os educandos a partir do que é ensinado. Em algumas respostas, além do professor considerar os conteúdos específicos da sua disciplina, observou-se uma tentativa de interdisciplinaridade, ao passo que também avalia a capacidade do aluno em relacionar os conteúdos da disciplina com outros assuntos. Destacamos que o ato de avaliar – a avaliação – deve ser conscientemente vinculado à concepção de mundo, de sociedade e de ensino que queremos, permeando toda a prática pedagógica e as decisões metodológicas.