Introdução: as práticas pedagógicas podem interferir, diretamente, no desenvolvimento de conceitos científicos, permitindo que os estudantes vejam de forma mais objetiva o seu mundo e, aprendam assim, a solucionar problemas mais complexos. O uso de novos meios de adaptação de práticas pedagógicas na escola é necessário para que o método de ensino aborde a realidade através do contato do professor com o aluno. Assim, faz-se necessário aplicação de atividades lúdicas e interativas onde, para alunos de ensino médio, estes tornem-se mais instigantes do que aulas meramente expositivas e repetitivas durante o seu período no ensino público do Estado e do país. Objetivo: promover alternativas pedagógicas, de forma prazerosa e dinâmica, na aprendizagem da Anatomofisiologia no Ensino Médio da Escola de Aplicação da Universidade de Pernambuco (UPE), Campus Petrolina. Metodologia: o estudo é do tipo pesquisa-ação, descritiva. O projeto está sendo desenvolvido na Escola de Aplicação Professora Vande de Souza Ferreira, da UPE, Campus Petrolina, onde participam os alunos do segundo ano do ensino médio, no turno matutino, contando assim com duas turmas, uma controle e outra experimental, totalizando em aproximadamente, 100 alunos. Seu desenvolvimento consiste em duas etapas, a primeira foi iniciada no mês de julho de 2014 que consiste na aplicação de oficinas práticas para a turma experimental, realizadas através de palestra de biossegurança e com visitas ao laboratório de anatomia. A segunda etapa será realizada no mês de agosto de 2014, onde estes alunos confeccionarão modelos morfológicos humanos do sistema nervoso, com material de baixo custo, auxiliados pelos monitores, professor de anatomia humana e o professor de biologia da turma. Serão aplicados questionários pré e pós-projeto, que permitirá avaliar o seu desenvolvimento. O projeto foi submetido ao comitê de Ética em Pesquisa da UPE. Resultados Parciais: os responsáveis pelos alunos que participam do projeto, assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), juntamente com o Termo de Aceite assinado pelos alunos interessados em participar do mesmo. Foi realizada a oficina de biossegurança e a visitação ao Laboratório de Anatomia Humana, onde os alunos puderam conhecer, de forma mais prática, como todo o organismo humano está organizado interiormente. Conclusão Parcial: acredita-se que, com a produção do material produzido nas oficinas, permita reforçar e avaliar os conhecimentos adquiridos pelos estudantes, deverão ser condizentes com os assuntos trabalhados em sala de aula. Com a oficina de biossegurança, os alunos puderam obter conhecimentos sobre precauções em acidentes em laboratório, e com a visitação foi possível obter um conhecimento mais amplo de como se apresenta a organização de órgãos e sistemas que compõe o corpo humano.