Este artigo busca refletir sobre as possibilidades e limites no que diz respeito às práticas acadêmico-científicas nas escolas de ensino médio de tempo integral. Para tal, analisamos um evento realizado em uma escola pública, no município de Campina Grande, a fim de compreendermos como essas atividades, de cunho científico, podem contribuir para um melhor diálogo interdisciplinar. Trata-se de um relato de experiência e seus resultados emergem da combinação de dados construídos a partir da observação direta. Procuramos demonstrar a urgência dos estudos sobre a questão da exploração do trabalho dentro da sociedade capitalista, o avanço tecnológico e o desemprego estrutural em consonância com as transformações no mundo do trabalho e o novo perfil do trabalhador exigido pelas novas formas de organização do trabalho a partir das contribuições teóricas dos clássicos da sociologia - Émile Durkheim, Karl Marx e Max Weber. Dessa forma, as práticas científicas, realizadas no ensino médio, baseada numa perspectiva dialógica, apresentam-se como uma importante ferramenta para a formação intelectual e cidadã dos estudantes. Os dados coletados, nessa pesquisa, mostram a potencialidade dos estudantes do ensino médio na elaboração de artigos, participação em orientações, elaboração de seminários e apresentação em grupos de trabalho. Conclui-se, portanto, ressaltando a contribuição das práticas acadêmicas no ensino médio para a redução da evasão escolar e melhoria do rendimento dos estudantes, além da oportunidade de discussão de temáticas que são constantemente abordadas em avaliações como a do Enem, vestibulares e concursos. Essas práticas permitem que os alunos formulem os seus próprios questionamentos, dialoguem no âmbito escolar e exerçam a sua cidadania.