Uma das grandes dificuldades presentes na academia é a articulação entre Pesquisa/Ensino/Extensão nos cursos de licenciatura. Desta forma, entendemos que as atividades desenvolvidas nos projetos de Extensão nas universidades encontram nas ações de extensionistas uma oportunidade para estar articulando realmente o caráter do referido tripé que sustenta as atividades da academia. O presente trabalho tem por objetivo relatar o desenvolvimento de atividades extensionistas que teve como objetivo ministrar um minicurso sobre projeto de pesquisa oferecido para 20 acadêmicos do curso de Geografia da Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes e três professores da Escola Estadual Américo Martins da cidade de Montes Claros-MG. Vale ressaltar que este público alvo fez parte do Programa Institucional de Bolsas de Incentivo à Docência – PIBID/ Universidade Estadual de Montes Claros-UNIMONTES e para tanto acadêmicos e professores supervisores deverão apresentar habilidades de produzir, artigos completos, resumos simples e expandidos bem como inscrever em eventos e apresentar trabalhos e publicações em livros, revistas etc. Como metodologia percorreu-se um caminho de revisão bibliográfica relativo a pesquisa e projeto de pesquisa, uso de um filme conduzindo os participantes a perceberem os elementos básicos de um projeto de pesquisa e um questionário de avaliação do minicurso. Como resultado foi determinado que os participantes deveriam escrever um artigo de no mínimo 8 páginas por duplas conforme temáticas pré-estabelecidas tendo um autor e um coautores, para complementação da carga horária na modalidade não-presencial. A oferta deste minicurso foi realizada dentro das ações do Projeto de Extensão denominado Práticas Pedagógicas: Reflexão e Ação da Licenciatura em Geografia na Unimontes.