Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONTRIBUIÇÕES TECNOLÓGICAS PARA FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, PRODOCÊNCIA Pôster (PO) EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7034
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 305
    "inscrito_id" => 5239
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES TECNOLÓGICAS PARA FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA"
    "resumo" => "Introdução: Motivos de mudanças na educação e na forma de se ensinar e aprender têm sido propostas, em todos os níveis de ensino, numa tentativa de atingir um nível educacional que permita um entendimento global do mundo e a construção de uma visão que proporcione a redução das diferenças sociais. Assim, compreendemos as tecnologias da informação e comunicação (TIC) e a educação matemática como práticas sociais e pedagógicas (LÉVY, 1999) que, orientadas por uma intencionalidade e princípios comum de ações e processos educacionais (LINS, 2009), visam implementar um novo projeto de desenvolvimento da educação matemática e da sociedade, construído em uma perspectiva colaborativa e participativa e de produção coletiva de conhecimentos. Ao longo dos anos, especificamente em nosso país, notaram-se limites e possibilidades nos Cursos de Licenciatura Curta e Plena em Matemática que influenciaram o aprendizado dos alunos em geral. Objetivos: Nesta perspectiva este pôster apresenta uma pesquisa em andamento, integrante do Programa PRODOCENCIA que tem como propósito analisar os processos e práticas pedagógicas do professor de Matemática em formação e do desenvolvimento profissional do professor de Matemática em uma plataforma digital. Metodologia: Deste modo, tomamos como importante o papel de elaborar e disponibilizar uma plataforma digital (Programa PRODOCENCIA) constituída de forma coletiva e colaborativa entre licenciando, professores e docentes, contendo nela vídeos, vídeos aulas, artigos, aplicativos, palestras, componentes curriculares, bibliografia, entre outros, buscando assim melhoria na formação do licenciando e no desenvolvimento profissional do professor, em nosso caso de Matemática. Resultados: Esperamos uma melhor compreensão sobre essas novas dinâmicas de interação do e no processo educativo que, nos últimos anos, tem se expandido e consolidado a nível nacional e internacional. Contribuindo, ainda, para um repensar sobre a concepção de cursos de formação de professores, seus projetos pedagógicos e suas grades curriculares, numa perspectiva que, para além das práticas pedagógicas já existentes, incorpore a diversidade de outras práticas, como a proposta em nosso Programa PRODOCENCIA. Conclusão: No desejo de colaborar na educação do nosso estado e apresentar propostas que possibilitem uma ação mais efetiva dos professores no que diz respeito à melhora do ensino e da aprendizagem, acreditamos que as reflexões teóricas e metodológicas da nossa pesquisa possam contribuir para a Educação Matemática no sentido de suscitar discussões acerca da formação de professores de Matemática, melhorando assim seus processos e práticas pedagógicas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, PRODOCÊNCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_31_07_2014_12_23_17_idinscrito_5239_1b82ff6a8fa6fabff84d79079d41d8c7.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLA DE ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "CARLINHA"
    "autor_email" => "carlinhaaraujo_@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7034
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 305
    "inscrito_id" => 5239
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES TECNOLÓGICAS PARA FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA"
    "resumo" => "Introdução: Motivos de mudanças na educação e na forma de se ensinar e aprender têm sido propostas, em todos os níveis de ensino, numa tentativa de atingir um nível educacional que permita um entendimento global do mundo e a construção de uma visão que proporcione a redução das diferenças sociais. Assim, compreendemos as tecnologias da informação e comunicação (TIC) e a educação matemática como práticas sociais e pedagógicas (LÉVY, 1999) que, orientadas por uma intencionalidade e princípios comum de ações e processos educacionais (LINS, 2009), visam implementar um novo projeto de desenvolvimento da educação matemática e da sociedade, construído em uma perspectiva colaborativa e participativa e de produção coletiva de conhecimentos. Ao longo dos anos, especificamente em nosso país, notaram-se limites e possibilidades nos Cursos de Licenciatura Curta e Plena em Matemática que influenciaram o aprendizado dos alunos em geral. Objetivos: Nesta perspectiva este pôster apresenta uma pesquisa em andamento, integrante do Programa PRODOCENCIA que tem como propósito analisar os processos e práticas pedagógicas do professor de Matemática em formação e do desenvolvimento profissional do professor de Matemática em uma plataforma digital. Metodologia: Deste modo, tomamos como importante o papel de elaborar e disponibilizar uma plataforma digital (Programa PRODOCENCIA) constituída de forma coletiva e colaborativa entre licenciando, professores e docentes, contendo nela vídeos, vídeos aulas, artigos, aplicativos, palestras, componentes curriculares, bibliografia, entre outros, buscando assim melhoria na formação do licenciando e no desenvolvimento profissional do professor, em nosso caso de Matemática. Resultados: Esperamos uma melhor compreensão sobre essas novas dinâmicas de interação do e no processo educativo que, nos últimos anos, tem se expandido e consolidado a nível nacional e internacional. Contribuindo, ainda, para um repensar sobre a concepção de cursos de formação de professores, seus projetos pedagógicos e suas grades curriculares, numa perspectiva que, para além das práticas pedagógicas já existentes, incorpore a diversidade de outras práticas, como a proposta em nosso Programa PRODOCENCIA. Conclusão: No desejo de colaborar na educação do nosso estado e apresentar propostas que possibilitem uma ação mais efetiva dos professores no que diz respeito à melhora do ensino e da aprendizagem, acreditamos que as reflexões teóricas e metodológicas da nossa pesquisa possam contribuir para a Educação Matemática no sentido de suscitar discussões acerca da formação de professores de Matemática, melhorando assim seus processos e práticas pedagógicas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, PRODOCÊNCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_31_07_2014_12_23_17_idinscrito_5239_1b82ff6a8fa6fabff84d79079d41d8c7.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLA DE ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "CARLINHA"
    "autor_email" => "carlinhaaraujo_@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Introdução: Motivos de mudanças na educação e na forma de se ensinar e aprender têm sido propostas, em todos os níveis de ensino, numa tentativa de atingir um nível educacional que permita um entendimento global do mundo e a construção de uma visão que proporcione a redução das diferenças sociais. Assim, compreendemos as tecnologias da informação e comunicação (TIC) e a educação matemática como práticas sociais e pedagógicas (LÉVY, 1999) que, orientadas por uma intencionalidade e princípios comum de ações e processos educacionais (LINS, 2009), visam implementar um novo projeto de desenvolvimento da educação matemática e da sociedade, construído em uma perspectiva colaborativa e participativa e de produção coletiva de conhecimentos. Ao longo dos anos, especificamente em nosso país, notaram-se limites e possibilidades nos Cursos de Licenciatura Curta e Plena em Matemática que influenciaram o aprendizado dos alunos em geral. Objetivos: Nesta perspectiva este pôster apresenta uma pesquisa em andamento, integrante do Programa PRODOCENCIA que tem como propósito analisar os processos e práticas pedagógicas do professor de Matemática em formação e do desenvolvimento profissional do professor de Matemática em uma plataforma digital. Metodologia: Deste modo, tomamos como importante o papel de elaborar e disponibilizar uma plataforma digital (Programa PRODOCENCIA) constituída de forma coletiva e colaborativa entre licenciando, professores e docentes, contendo nela vídeos, vídeos aulas, artigos, aplicativos, palestras, componentes curriculares, bibliografia, entre outros, buscando assim melhoria na formação do licenciando e no desenvolvimento profissional do professor, em nosso caso de Matemática. Resultados: Esperamos uma melhor compreensão sobre essas novas dinâmicas de interação do e no processo educativo que, nos últimos anos, tem se expandido e consolidado a nível nacional e internacional. Contribuindo, ainda, para um repensar sobre a concepção de cursos de formação de professores, seus projetos pedagógicos e suas grades curriculares, numa perspectiva que, para além das práticas pedagógicas já existentes, incorpore a diversidade de outras práticas, como a proposta em nosso Programa PRODOCENCIA. Conclusão: No desejo de colaborar na educação do nosso estado e apresentar propostas que possibilitem uma ação mais efetiva dos professores no que diz respeito à melhora do ensino e da aprendizagem, acreditamos que as reflexões teóricas e metodológicas da nossa pesquisa possam contribuir para a Educação Matemática no sentido de suscitar discussões acerca da formação de professores de Matemática, melhorando assim seus processos e práticas pedagógicas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.