Introdução: Motivos de mudanças na educação e na forma de se ensinar e aprender têm sido propostas, em todos os níveis de ensino, numa tentativa de atingir um nível educacional que permita um entendimento global do mundo e a construção de uma visão que proporcione a redução das diferenças sociais. Assim, compreendemos as tecnologias da informação e comunicação (TIC) e a educação matemática como práticas sociais e pedagógicas (LÉVY, 1999) que, orientadas por uma intencionalidade e princípios comum de ações e processos educacionais (LINS, 2009), visam implementar um novo projeto de desenvolvimento da educação matemática e da sociedade, construído em uma perspectiva colaborativa e participativa e de produção coletiva de conhecimentos. Ao longo dos anos, especificamente em nosso país, notaram-se limites e possibilidades nos Cursos de Licenciatura Curta e Plena em Matemática que influenciaram o aprendizado dos alunos em geral. Objetivos: Nesta perspectiva este pôster apresenta uma pesquisa em andamento, integrante do Programa PRODOCENCIA que tem como propósito analisar os processos e práticas pedagógicas do professor de Matemática em formação e do desenvolvimento profissional do professor de Matemática em uma plataforma digital. Metodologia: Deste modo, tomamos como importante o papel de elaborar e disponibilizar uma plataforma digital (Programa PRODOCENCIA) constituída de forma coletiva e colaborativa entre licenciando, professores e docentes, contendo nela vídeos, vídeos aulas, artigos, aplicativos, palestras, componentes curriculares, bibliografia, entre outros, buscando assim melhoria na formação do licenciando e no desenvolvimento profissional do professor, em nosso caso de Matemática. Resultados: Esperamos uma melhor compreensão sobre essas novas dinâmicas de interação do e no processo educativo que, nos últimos anos, tem se expandido e consolidado a nível nacional e internacional. Contribuindo, ainda, para um repensar sobre a concepção de cursos de formação de professores, seus projetos pedagógicos e suas grades curriculares, numa perspectiva que, para além das práticas pedagógicas já existentes, incorpore a diversidade de outras práticas, como a proposta em nosso Programa PRODOCENCIA. Conclusão: No desejo de colaborar na educação do nosso estado e apresentar propostas que possibilitem uma ação mais efetiva dos professores no que diz respeito à melhora do ensino e da aprendizagem, acreditamos que as reflexões teóricas e metodológicas da nossa pesquisa possam contribuir para a Educação Matemática no sentido de suscitar discussões acerca da formação de professores de Matemática, melhorando assim seus processos e práticas pedagógicas.