Atualmente é comum, nas discussões sociais – acadêmicas ou não, a abordagem ao tema Indisciplina na sala de aula, frente à necessidade de lidar com esse problema no dia a dia educacional. A indisciplina, a falta de limites por parte das crianças, adolescentes e jovens tornou-se uma problemática que se constitui num enorme desafio a ser superado pela família e pelos educadores. A escola, através de seus profissionais, deve rever concepções e metodologias para melhorar a prática pedagógica, bem como, conquistar a disciplina dos alunos e verdadeiramente prepará-los para a vida na sociedade. A problemática norteadora deste artigo parte da necessidade de buscar respostas à questão: “o que fazer para diminuir a indisciplina em sala de aula, objetivando melhorar as condições de aprendizagem dos alunos?” Nosso objetivo é identificar os fatores que têm causado a carência de limites e valores morais por parte dos alunos, levando à indisciplina na sala de aula. A metodologia utilizada neste artigo foi a pesquisa bibliográfica em livros e revistas; base de dados da internet, textos da área de educação, e finalmente, a observação feita nas salas de aula de escolas públicas nas quais atuamos como docente.