A pesquisa enquanto aporte para o conhecimento científico dos fenômenos que permeiam o espaço possui importância crucial no meio acadêmico. No estudo geográfico, analisar o espaço de forma crítica através de métodos e procedimentos metodológicos específicos, tem suma valorização no debate cotidiano dos geógrafos envolvidos com pesquisas. O esforço em formar estudantes que desenvolvam o conhecimento amplo envolvendo a pesquisa, o ensino e a extensão, resultou em diversos programas desenvolvidos nas universidades do Brasil. Entretanto, a realidade da pesquisa no ensino fundamental ainda é distante dos professores que diariamente enfrentam dificuldades diversas, sejam a falta de estrutura física, o apoio devido nas atividades ou as noções de como desenvolver pesquisas em sala de aula. Assim, a realidade do profissional “professor” na escola, diante dos problemas cotidianos, acaba se firmando como “fictícia” daquela outrora vivenciada no meio acadêmico. Desse modo, acaba havendo uma divisão na postura investigativa do professor de geografia em sala de aula, principalmente no ensino básico. Levando- o em alguns casos a reproduzir o conhecimento e não contribuir no processo de ensino- aprendizagem, de forma que o aluno possa obter uma postura crítica do mundo em vive, a partir do confronto entre teoria e prática. Diante disso, o estudo tem como proposta analisar a importância da pesquisa na formação dos estudantes de geografia da Universidade Federal de Campina Grande – Campus I (Campina Grande), tendo em vista que o curso apesar de recente (existe desde o ano de 2009), já possui uma gama de programas de incentivo a pesquisa acadêmica. Além do paralelo de como a pesquisa tem obtido êxito em sala de aula, a partir daqueles que já atuam como professores no ensino básico. Para tanto em sua fase inicial, o estudo visa obter através da abordagem qualitativa, (elaboração de entrevistas com professores do curso de geografia da referida instituição, estudantes que são envolvidos com projetos, além dos que atuam como professores do ensino regular) uma análise de como a pesquisa tem colaborado na formação desses profissionais, as tendências e os desafios enfrentados na atuação docente. À guisa de conclusão da referido estudo, propõe um olhar qualitativo sobre o ensino em conjunto com a pesquisa, observando através do aprofundamento teórico sobre o tema, a realidade que tem sido evidenciada e de como posturas futuras poderão ser adotadas, a fim de contribuir no processo de ensino- aprendizagem da geografia.