Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A LITERATURA DE CORDEL COMO FONTE DE INCENTIVO A PRÁTICA DE LEITURA E ESCRITA.

Palavra-chaves: LEITURA E ESCRITA, LITERATURA DE CORDEL, PRÁTICA Pôster (PO) ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 6801
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 4
    "inscrito_id" => 61
    "titulo" => "A LITERATURA DE CORDEL COMO FONTE DE INCENTIVO A PRÁTICA DE LEITURA E ESCRITA."
    "resumo" => "No Brasil, a literatura de cordel é produção típica do Nordeste, sobretudo nos estados de Pernambuco, da Paraíba e do Ceará. Costuma ser vendida em mercados e feiras pelos próprios autores. Os poetas Leandro Gomes de Barros e João Martins de Athayde estão entre os principais autores.         Pelo fato de ser literatura distribuída nas ruas, feiras e botequins e pelo tipo de linguagem em que circula; bastante simples, com os traços da fala coloquial, e próxima de falar do povo do sertão, a literatura de cordel foi,  muito pouco apreciada. Porém apresenta vários aspectos interessantes:Aprofundando um pouco mais a concepção de Literatura de Cordel nos remete aos conceitos de      leitura e escrita, o que nos leva a investigar sua importância para construção   da cidadania, pois, segundo BRASIL (1998) “o domínio da língua oral e escrita é fundamental para a participação social efetiva, pois é por meio dela que o homem se comunica, tem acesso à informação, expressa e defende pontos de vista, partilha ou constrói visões de mundo, produz conhecimento”."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA"
    "palavra_chave" => "LEITURA E ESCRITA, LITERATURA DE CORDEL, PRÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_07_04_2014_21_36_44_idinscrito_61_3fe83d1b995db02844e00df253369ce6.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA JOSE ALMEIDA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA ALMEIDA"
    "autor_email" => "mariaalicias2@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 6801
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 4
    "inscrito_id" => 61
    "titulo" => "A LITERATURA DE CORDEL COMO FONTE DE INCENTIVO A PRÁTICA DE LEITURA E ESCRITA."
    "resumo" => "No Brasil, a literatura de cordel é produção típica do Nordeste, sobretudo nos estados de Pernambuco, da Paraíba e do Ceará. Costuma ser vendida em mercados e feiras pelos próprios autores. Os poetas Leandro Gomes de Barros e João Martins de Athayde estão entre os principais autores.         Pelo fato de ser literatura distribuída nas ruas, feiras e botequins e pelo tipo de linguagem em que circula; bastante simples, com os traços da fala coloquial, e próxima de falar do povo do sertão, a literatura de cordel foi,  muito pouco apreciada. Porém apresenta vários aspectos interessantes:Aprofundando um pouco mais a concepção de Literatura de Cordel nos remete aos conceitos de      leitura e escrita, o que nos leva a investigar sua importância para construção   da cidadania, pois, segundo BRASIL (1998) “o domínio da língua oral e escrita é fundamental para a participação social efetiva, pois é por meio dela que o homem se comunica, tem acesso à informação, expressa e defende pontos de vista, partilha ou constrói visões de mundo, produz conhecimento”."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA"
    "palavra_chave" => "LEITURA E ESCRITA, LITERATURA DE CORDEL, PRÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_07_04_2014_21_36_44_idinscrito_61_3fe83d1b995db02844e00df253369ce6.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA JOSE ALMEIDA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA ALMEIDA"
    "autor_email" => "mariaalicias2@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

No Brasil, a literatura de cordel é produção típica do Nordeste, sobretudo nos estados de Pernambuco, da Paraíba e do Ceará. Costuma ser vendida em mercados e feiras pelos próprios autores. Os poetas Leandro Gomes de Barros e João Martins de Athayde estão entre os principais autores. Pelo fato de ser literatura distribuída nas ruas, feiras e botequins e pelo tipo de linguagem em que circula; bastante simples, com os traços da fala coloquial, e próxima de falar do povo do sertão, a literatura de cordel foi, muito pouco apreciada. Porém apresenta vários aspectos interessantes:Aprofundando um pouco mais a concepção de Literatura de Cordel nos remete aos conceitos de leitura e escrita, o que nos leva a investigar sua importância para construção da cidadania, pois, segundo BRASIL (1998) “o domínio da língua oral e escrita é fundamental para a participação social efetiva, pois é por meio dela que o homem se comunica, tem acesso à informação, expressa e defende pontos de vista, partilha ou constrói visões de mundo, produz conhecimento”.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.