O presente estudo parte do pressuposto da pesquisa como princípio científico e educativo. Fruto da experiência com o Estágio Curricular Supervisionado em Geografia I realizado em uma escola da rede pública de ensino do Município de Fortaleza-CE. A pesquisa tem por objetivo analisar os diversos fatores que influenciam o processo de ensino e aprendizagem na Geografia. Primeiramente, buscou-se dialogar com a concepção de estágio enquanto pesquisa e com pesquisa, conseguinte trata os aspectos metodológicos que procederam a pesquisa realizada, sendo esta de teor qualitativo, desta forma, foram realizadas pesquisas bibliográficas, entrevistas, análises dos livros didáticos utilizados em sala de aula, e para efetivar a pesquisa, observação da sala de aula e do ambiente escolar acompanhado de diário de bordo. Trata também do atual momento do ensino de Geografia, dos significados e processos intrínsecos no ambiente e no contexto escolar além de expor à experiência vivida na escola. Diagnostica que a escola é o espaço de transformação da vida das pessoas e nela deve-se cumprir com esse dever e o ensino de Geografia tem de ser uma ponte, assim como as outras disciplinas, para a efetivação desse objetivo, e as aulas de Geografia têm que ser um momento de emancipação do sujeito, um verdadeiro ato político, um espaço de inquietação, troca de saberes e de amadurecimento para o professor e o aluno. Conclui-se que o momento atual atravessado pela escola pública é desafiador e o momento do estágio supervisionado é singular, momento único, e deve se efetivar com e como pesquisa, um princípio científico e educativo, espaço de troca de experiências entre os licenciandos e professores universitários, ponte de diálogo da universidade com a escola, momento de reflexão da prática docente e de significado enriquecedor para a formação de professores.