Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A HISTÓRIA EM QUADRINHOS: UMA HABILIDADE COMUNICATIVA NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA

Palavra-chaves: APRENDIZAGEM, GÊNEROS TEXTUAIS, HQS Comunicação Oral (CO) LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 6756
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 511
    "inscrito_id" => 4569
    "titulo" => "A HISTÓRIA EM QUADRINHOS: UMA HABILIDADE COMUNICATIVA NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA"
    "resumo" => "RESUMOO presente trabalho visa relatar a experiência dos alunos do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Soares de Carvalho, juntamente com os bolsistas do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) sobre a aplicabilidade do gênero Histórias em Quadrinhos conhecida como “Comics” ou HQs no ensino de Língua Inglesa, baseado nos princípios pressupostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. Na área de ensino de línguas, os educadores estão sempre buscando formas e materiais que inovem as suas aulas, a fim de torná-las mais atrativas e didáticas e ampliar o aprendizado do aluno. É por essa razão que optamos por este tema. A escolha se deve ao objetivo de promover o gosto pelo hábito da leitura, assim como o desenvolvimento da criticidade, criatividade, e interpretação textual. Apresentar os pontos positivos do referido gênero, tornando o processo de ensino/aprendizagem da língua inglesa dinâmico e eficaz. A ideia do projeto inova ao levar ao “palco” da sala de aula a HQ, por meio da encenação, conduzindo o não-leitor a curiosidade das edições anteriores, estimulando a princípio a habilidade da leitura “reading”, e mais adiante as outras habilidades: “listening” (ouvir), “speaking” (falar), e “writing” (escrever), enfocando o desafio da oralidade, que por inúmeras vezes impede o aprendiz de desenvolvê-la por medo ou insegurança. Os aspectos lúdicos explorados aqui tornam a aprendizagem mais leve e divertida, viabilizando a abordagem de diversos assuntos, contribuindo para a aquisição linguística do idioma. Os resultados não se limitam apenas ao contexto escolar, mas fora dele, contribuindo para que os professores percebam a necessidade de se trabalhar com tal atividade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, GÊNEROS TEXTUAIS, HQS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_08_08_2014_21_40_43_idinscrito_4569_ba27f4e24fe51d69a58944c114d0b6ad.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CRISTIANY ALBUQUERQUE LIRA"
    "autor_nome_curto" => "CRISTIANY"
    "autor_email" => "cristiany.lira@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 6756
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 511
    "inscrito_id" => 4569
    "titulo" => "A HISTÓRIA EM QUADRINHOS: UMA HABILIDADE COMUNICATIVA NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA"
    "resumo" => "RESUMOO presente trabalho visa relatar a experiência dos alunos do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Soares de Carvalho, juntamente com os bolsistas do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) sobre a aplicabilidade do gênero Histórias em Quadrinhos conhecida como “Comics” ou HQs no ensino de Língua Inglesa, baseado nos princípios pressupostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. Na área de ensino de línguas, os educadores estão sempre buscando formas e materiais que inovem as suas aulas, a fim de torná-las mais atrativas e didáticas e ampliar o aprendizado do aluno. É por essa razão que optamos por este tema. A escolha se deve ao objetivo de promover o gosto pelo hábito da leitura, assim como o desenvolvimento da criticidade, criatividade, e interpretação textual. Apresentar os pontos positivos do referido gênero, tornando o processo de ensino/aprendizagem da língua inglesa dinâmico e eficaz. A ideia do projeto inova ao levar ao “palco” da sala de aula a HQ, por meio da encenação, conduzindo o não-leitor a curiosidade das edições anteriores, estimulando a princípio a habilidade da leitura “reading”, e mais adiante as outras habilidades: “listening” (ouvir), “speaking” (falar), e “writing” (escrever), enfocando o desafio da oralidade, que por inúmeras vezes impede o aprendiz de desenvolvê-la por medo ou insegurança. Os aspectos lúdicos explorados aqui tornam a aprendizagem mais leve e divertida, viabilizando a abordagem de diversos assuntos, contribuindo para a aquisição linguística do idioma. Os resultados não se limitam apenas ao contexto escolar, mas fora dele, contribuindo para que os professores percebam a necessidade de se trabalhar com tal atividade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, GÊNEROS TEXTUAIS, HQS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_08_08_2014_21_40_43_idinscrito_4569_ba27f4e24fe51d69a58944c114d0b6ad.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CRISTIANY ALBUQUERQUE LIRA"
    "autor_nome_curto" => "CRISTIANY"
    "autor_email" => "cristiany.lira@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

RESUMOO presente trabalho visa relatar a experiência dos alunos do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Soares de Carvalho, juntamente com os bolsistas do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) sobre a aplicabilidade do gênero Histórias em Quadrinhos conhecida como “Comics” ou HQs no ensino de Língua Inglesa, baseado nos princípios pressupostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. Na área de ensino de línguas, os educadores estão sempre buscando formas e materiais que inovem as suas aulas, a fim de torná-las mais atrativas e didáticas e ampliar o aprendizado do aluno. É por essa razão que optamos por este tema. A escolha se deve ao objetivo de promover o gosto pelo hábito da leitura, assim como o desenvolvimento da criticidade, criatividade, e interpretação textual. Apresentar os pontos positivos do referido gênero, tornando o processo de ensino/aprendizagem da língua inglesa dinâmico e eficaz. A ideia do projeto inova ao levar ao “palco” da sala de aula a HQ, por meio da encenação, conduzindo o não-leitor a curiosidade das edições anteriores, estimulando a princípio a habilidade da leitura “reading”, e mais adiante as outras habilidades: “listening” (ouvir), “speaking” (falar), e “writing” (escrever), enfocando o desafio da oralidade, que por inúmeras vezes impede o aprendiz de desenvolvê-la por medo ou insegurança. Os aspectos lúdicos explorados aqui tornam a aprendizagem mais leve e divertida, viabilizando a abordagem de diversos assuntos, contribuindo para a aquisição linguística do idioma. Os resultados não se limitam apenas ao contexto escolar, mas fora dele, contribuindo para que os professores percebam a necessidade de se trabalhar com tal atividade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.