Atualmente o professor se depara com uma série de situações em seu campo de trabalho que muitas vezes não o estimulam a desenvolver com êxito suas atividades. Algumas escolas não oferecem boas condições de trabalho para o professor, o que lhe impõe ser criativo e dar aula somente expositiva. Faltam laboratórios e materiais que seriam de grande importância para o ensino de disciplinas como Ciência e Biologia,nem todas as escolas dispõem de materiais (modelos) que seriam úteis para o ensino da Anatomia e Fisiologia Humana. Não obstante algumas dificuldades podem ser superadas com a implementação de materiais que substituam aqueles industrializados sem prejudicar o entendimento dos devidos alunos. Diante das dificuldades e carências materiais das escolas, alguns pesquisadores da área do ensino de Ciências propõem a elaboração de materiais didáticos pedagógicos alternativos, como forma de possibilitar aos professores instrumentos auxiliares para a prática pedagógica. Tem sido demonstrado, por exemplo, que a partir da utilização de materiais de baixo custo, encontrados no cotidiano dos professores e dos alunos é possível realizar uma aula mais atraente e motivadora, em que os alunos são envolvidos na construção dos mesmos.Umas das grandes dificuldades encontradas pelos professores de Biologia estão é o planejamento das aulas, como certos conteúdos devem ser ministrados, tendo em vista que em muitas aulas faz-se necessário a utilização de laboratórios e outros materiais, como é o caso de aulas sobre Anatomia Humana. Nem todas as instituições dispõem de materiais ou laboratórios para isso. Tendo em vista tal realidade, realizou-se um minicurso para instruir a elaboração de recursos que possam reverter essa situação. O presente trabalho tem como objetivo apresentar essa experiência, que consistiu em apresentar sugestões e ideias de Modelos e Jogos Pedagógicos que possam ser úteis no aprendizado da Anatomia Humana, com relação ao Sistema Esquelético. Possibilitando a interação entre as aulas teóricas e práticas e uma maior participação dos alunos durante as aulas, o que pode facilitar o processo de aprendizagem.