Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EXPERIÊNCIAS DE UM MINICURSO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DA ANATOMIA HUMANA NO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: SISTEMA ESQUELÉTICO, MODELOS PEDAGÓGICOS, JOGOS PEDAGÓGICOS, Comunicação Oral (CO) FORMAÇÃO DE PROFESSORES
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7286
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1003
    "inscrito_id" => 3644
    "titulo" => "EXPERIÊNCIAS DE UM MINICURSO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DA ANATOMIA HUMANA NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Atualmente o professor se depara com uma série de situações em seu campo de trabalho que muitas vezes não o estimulam a desenvolver com êxito suas atividades. Algumas escolas não oferecem boas condições de trabalho para o professor, o que lhe impõe ser criativo e dar aula somente expositiva. Faltam laboratórios e materiais que seriam de grande importância para o ensino de disciplinas como Ciência e Biologia,nem todas as escolas dispõem de materiais (modelos) que seriam úteis para o ensino da Anatomia e Fisiologia Humana. Não obstante algumas dificuldades podem ser superadas com a implementação de materiais que substituam aqueles industrializados sem prejudicar o entendimento dos devidos alunos. Diante das dificuldades e carências materiais das escolas, alguns pesquisadores da área do ensino de Ciências propõem a elaboração de materiais didáticos pedagógicos alternativos, como forma de possibilitar aos professores instrumentos auxiliares para a prática pedagógica. Tem sido demonstrado, por exemplo, que a partir da utilização de materiais de baixo custo, encontrados no cotidiano dos professores e dos alunos é possível realizar uma aula mais atraente e motivadora, em que os alunos são envolvidos na construção dos mesmos.Umas das grandes dificuldades encontradas pelos professores de Biologia estão é o planejamento das aulas, como certos conteúdos devem ser ministrados, tendo em vista que em muitas aulas faz-se necessário a utilização de laboratórios e outros materiais, como é o caso de aulas sobre Anatomia Humana. Nem todas as instituições dispõem de materiais ou laboratórios para isso. Tendo em vista tal realidade, realizou-se um minicurso para instruir a elaboração de recursos que possam reverter essa situação. O presente trabalho tem como objetivo apresentar essa experiência, que consistiu em apresentar sugestões e ideias de Modelos e Jogos Pedagógicos que possam ser úteis no aprendizado da Anatomia Humana, com relação ao Sistema Esquelético. Possibilitando a interação entre as aulas teóricas e práticas e uma maior participação dos alunos durante as aulas, o que pode facilitar o processo de aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "SISTEMA ESQUELÉTICO, MODELOS PEDAGÓGICOS, JOGOS PEDAGÓGICOS,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_15_04_53_idinscrito_3644_e954ca2b5cccdccaa41140d55432e42e.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSÂNGELA MIRANDA DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "ROSÂNGELA"
    "autor_email" => "rosangela.biologiaufpb@gm"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7286
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1003
    "inscrito_id" => 3644
    "titulo" => "EXPERIÊNCIAS DE UM MINICURSO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DA ANATOMIA HUMANA NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Atualmente o professor se depara com uma série de situações em seu campo de trabalho que muitas vezes não o estimulam a desenvolver com êxito suas atividades. Algumas escolas não oferecem boas condições de trabalho para o professor, o que lhe impõe ser criativo e dar aula somente expositiva. Faltam laboratórios e materiais que seriam de grande importância para o ensino de disciplinas como Ciência e Biologia,nem todas as escolas dispõem de materiais (modelos) que seriam úteis para o ensino da Anatomia e Fisiologia Humana. Não obstante algumas dificuldades podem ser superadas com a implementação de materiais que substituam aqueles industrializados sem prejudicar o entendimento dos devidos alunos. Diante das dificuldades e carências materiais das escolas, alguns pesquisadores da área do ensino de Ciências propõem a elaboração de materiais didáticos pedagógicos alternativos, como forma de possibilitar aos professores instrumentos auxiliares para a prática pedagógica. Tem sido demonstrado, por exemplo, que a partir da utilização de materiais de baixo custo, encontrados no cotidiano dos professores e dos alunos é possível realizar uma aula mais atraente e motivadora, em que os alunos são envolvidos na construção dos mesmos.Umas das grandes dificuldades encontradas pelos professores de Biologia estão é o planejamento das aulas, como certos conteúdos devem ser ministrados, tendo em vista que em muitas aulas faz-se necessário a utilização de laboratórios e outros materiais, como é o caso de aulas sobre Anatomia Humana. Nem todas as instituições dispõem de materiais ou laboratórios para isso. Tendo em vista tal realidade, realizou-se um minicurso para instruir a elaboração de recursos que possam reverter essa situação. O presente trabalho tem como objetivo apresentar essa experiência, que consistiu em apresentar sugestões e ideias de Modelos e Jogos Pedagógicos que possam ser úteis no aprendizado da Anatomia Humana, com relação ao Sistema Esquelético. Possibilitando a interação entre as aulas teóricas e práticas e uma maior participação dos alunos durante as aulas, o que pode facilitar o processo de aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "SISTEMA ESQUELÉTICO, MODELOS PEDAGÓGICOS, JOGOS PEDAGÓGICOS,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_15_04_53_idinscrito_3644_e954ca2b5cccdccaa41140d55432e42e.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSÂNGELA MIRANDA DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "ROSÂNGELA"
    "autor_email" => "rosangela.biologiaufpb@gm"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Atualmente o professor se depara com uma série de situações em seu campo de trabalho que muitas vezes não o estimulam a desenvolver com êxito suas atividades. Algumas escolas não oferecem boas condições de trabalho para o professor, o que lhe impõe ser criativo e dar aula somente expositiva. Faltam laboratórios e materiais que seriam de grande importância para o ensino de disciplinas como Ciência e Biologia,nem todas as escolas dispõem de materiais (modelos) que seriam úteis para o ensino da Anatomia e Fisiologia Humana. Não obstante algumas dificuldades podem ser superadas com a implementação de materiais que substituam aqueles industrializados sem prejudicar o entendimento dos devidos alunos. Diante das dificuldades e carências materiais das escolas, alguns pesquisadores da área do ensino de Ciências propõem a elaboração de materiais didáticos pedagógicos alternativos, como forma de possibilitar aos professores instrumentos auxiliares para a prática pedagógica. Tem sido demonstrado, por exemplo, que a partir da utilização de materiais de baixo custo, encontrados no cotidiano dos professores e dos alunos é possível realizar uma aula mais atraente e motivadora, em que os alunos são envolvidos na construção dos mesmos.Umas das grandes dificuldades encontradas pelos professores de Biologia estão é o planejamento das aulas, como certos conteúdos devem ser ministrados, tendo em vista que em muitas aulas faz-se necessário a utilização de laboratórios e outros materiais, como é o caso de aulas sobre Anatomia Humana. Nem todas as instituições dispõem de materiais ou laboratórios para isso. Tendo em vista tal realidade, realizou-se um minicurso para instruir a elaboração de recursos que possam reverter essa situação. O presente trabalho tem como objetivo apresentar essa experiência, que consistiu em apresentar sugestões e ideias de Modelos e Jogos Pedagógicos que possam ser úteis no aprendizado da Anatomia Humana, com relação ao Sistema Esquelético. Possibilitando a interação entre as aulas teóricas e práticas e uma maior participação dos alunos durante as aulas, o que pode facilitar o processo de aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.