A avaliação é um dos principais processos de ensino-aprendizagem da formação educacional de um individuo. Responsável pelo estabelecimento de padrões que visa reconhecer as habilidades e dificuldades dos discentes. Neste contexto, os Parâmetros Curriculares Nacionais, o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba e o Projeto Pedagógico de Curso (PPC) do Curso de Licenciatura em Química do IFPB norteiam e dão orientações a cerca das práticas avaliativas no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. O presente trabalho busca compreender o contexto da avaliação escolar no qual o IFPB - Campus Sousa está inserido através de uma revisão literária dos documentos oficiais. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais(1997) a avaliação é compreendida como um conjunto de ações que sustenta e orienta a intervenção pedagógica. O aluno é autor consciente de suas conquistas, dificuldades e possibilidades de reorganização da tarefa de aprender; subsidia o professor com elementos de reflexão a cerca de sua prática pedagógica e para a escola, possibilita definir prioridades das ações educacionais. O documento norteia ainda sobre uma avaliação investigativa, a partir de uma avaliação inicial o professor obtém informações necessárias para propor atividades e gerar novos conhecimentos. A avaliação faz parte de um processo continuo de verificação de habilidades adquiridas e dificuldades apresentadas pelos discentes. Neste sentido, o IFPB defende em seu Plano de Desenvolvimento Institucional (2010-1014) que o processo de avaliação seja de reflexão coletiva e não apenas a verificação de resultados parciais de momentos de aprendizagem. De acordo com o PPC (2009), o IFPB Campus Sousa adota como critérios de avaliação do desempenho escolar: Domínio de conhecimento; Participação; Criatividade; Auto-avaliação e outras observações registradas pelo docente. “A avaliação da aprendizagem realizar-se-á através de situações de aprendizagem e utilização dos diversos instrumentos de verificação do discente em dimensões cognitivas, psicomotoras e atitudinais.”(pág.27, PPC).A avaliação deve ser compreendida como uma prática investigativa processual, contínua e cumulativa com a avaliação da aprendizagem (Art. 24, inciso V, alínea “a” da LDB 9.394/96), de forma a garantir a prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre eventuais provas finais.Os critérios de avaliação apontam as experiências educativas a que os alunos devem ter acesso e são considerados essenciais para o desenvolvimento e socialização do discente.