A LEITURA DE MEMES NO ENSINO DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ADICIONAL: O DISCURSO VERBAL E NÃO VERBAL
"2020-12-09 14:44:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 72684 "edicao_id" => 145 "trabalho_id" => 245 "inscrito_id" => 273 "titulo" => "A LEITURA DE MEMES NO ENSINO DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ADICIONAL: O DISCURSO VERBAL E NÃO VERBAL" "resumo" => "Ler na atualidade é muito mais que ler palavras, é ler imagens. Os textos imagéticos e imagético-verbais estão no nosso cotidiano exigindo leituras que demandam correlações para além da decodificação, para além do discurso verbal. Partindo desse contexto inicial, o objetivo da comunicação apresentada neste documento é discutir a leitura de memes nas aulas de espanhol como língua adicional com foco no discurso não verbal. Nossa proposta é apresentar atividades de compreensão leitora que visam trabalhar a leitura do não verbal como discurso que significa em si mesmo. A Análise do Discurso é o principal aporte teórico com base nos autores de Orlandi (2009, 2012) e Pecheux (2009). Para pensar a leitura imagética e de textos imagético-verbais temos Souza (2001, 2011, 2018) e Courtine (2013). As autoras Recuero (2017) e Lara (2017, 2020) são fonte para caracterizar o gênero digital meme. Nosso trabalho em sala de aula, como docentes de espanhol, e nossas pesquisas nos permitem apontar o meme como um gênero discursivo que possibilita atividades de leitura diversificadas, lúdicas e críticas." "modalidade" => "Comunicação Livre" "area_tematica" => "Ensino de Línguas" "palavra_chave" => "Leitura, Não verbal, Análise do Discurso, Meme, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_COMPLETO_EV143_MD8_SA101_ID273_05062020095939.pdf" "created_at" => "2020-12-10 16:10:58" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDREA GALVÃO DE CARVALHO" "autor_nome_curto" => "ANDREA" "autor_email" => "andreaprofesp@gmail.com" "autor_ies" => "COLÉGIO PEDRO II" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-congresso-brasileiro-de-hispanistas" "edicao_nome" => "Anais do XI CONGRESSO BRASILEIRO DE HISPANISTAS" "edicao_evento" => "CONGRESSO BRASILEIRO DE HISPANISTAS" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/hispanistas/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd2872e1b9e7_10122020173806.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-09 14:44:08" "publicacao_id" => 73 "publicacao_nome" => "Revista HISPANISTA" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-19-1" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 72684 "edicao_id" => 145 "trabalho_id" => 245 "inscrito_id" => 273 "titulo" => "A LEITURA DE MEMES NO ENSINO DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ADICIONAL: O DISCURSO VERBAL E NÃO VERBAL" "resumo" => "Ler na atualidade é muito mais que ler palavras, é ler imagens. Os textos imagéticos e imagético-verbais estão no nosso cotidiano exigindo leituras que demandam correlações para além da decodificação, para além do discurso verbal. Partindo desse contexto inicial, o objetivo da comunicação apresentada neste documento é discutir a leitura de memes nas aulas de espanhol como língua adicional com foco no discurso não verbal. Nossa proposta é apresentar atividades de compreensão leitora que visam trabalhar a leitura do não verbal como discurso que significa em si mesmo. A Análise do Discurso é o principal aporte teórico com base nos autores de Orlandi (2009, 2012) e Pecheux (2009). Para pensar a leitura imagética e de textos imagético-verbais temos Souza (2001, 2011, 2018) e Courtine (2013). As autoras Recuero (2017) e Lara (2017, 2020) são fonte para caracterizar o gênero digital meme. Nosso trabalho em sala de aula, como docentes de espanhol, e nossas pesquisas nos permitem apontar o meme como um gênero discursivo que possibilita atividades de leitura diversificadas, lúdicas e críticas." "modalidade" => "Comunicação Livre" "area_tematica" => "Ensino de Línguas" "palavra_chave" => "Leitura, Não verbal, Análise do Discurso, Meme, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_COMPLETO_EV143_MD8_SA101_ID273_05062020095939.pdf" "created_at" => "2020-12-10 16:10:58" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDREA GALVÃO DE CARVALHO" "autor_nome_curto" => "ANDREA" "autor_email" => "andreaprofesp@gmail.com" "autor_ies" => "COLÉGIO PEDRO II" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-congresso-brasileiro-de-hispanistas" "edicao_nome" => "Anais do XI CONGRESSO BRASILEIRO DE HISPANISTAS" "edicao_evento" => "CONGRESSO BRASILEIRO DE HISPANISTAS" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/hispanistas/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd2872e1b9e7_10122020173806.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-09 14:44:08" "publicacao_id" => 73 "publicacao_nome" => "Revista HISPANISTA" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-19-1" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }