Ler na atualidade é muito mais que ler palavras, é ler imagens. Os textos imagéticos e imagético-verbais estão no nosso cotidiano exigindo leituras que demandam correlações para além da decodificação, para além do discurso verbal. Partindo desse contexto inicial, o objetivo da comunicação apresentada neste documento é discutir a leitura de memes nas aulas de espanhol como língua adicional com foco no discurso não verbal. Nossa proposta é apresentar atividades de compreensão leitora que visam trabalhar a leitura do não verbal como discurso que significa em si mesmo. A Análise do Discurso é o principal aporte teórico com base nos autores de Orlandi (2009, 2012) e Pecheux (2009). Para pensar a leitura imagética e de textos imagético-verbais temos Souza (2001, 2011, 2018) e Courtine (2013). As autoras Recuero (2017) e Lara (2017, 2020) são fonte para caracterizar o gênero digital meme. Nosso trabalho em sala de aula, como docentes de espanhol, e nossas pesquisas nos permitem apontar o meme como um gênero discursivo que possibilita atividades de leitura diversificadas, lúdicas e críticas.