Após a revogação da Lei Federal Nº 11.161 (“Lei do Espanhol”) pela Lei 13.415 (Lei do Novo Ensino Médio) em 26 de fevereiro de 2017, diversas comunidades de alunos, professores, pesquisadores e hispanistas se organizaram em movimentos pela manutenção da oferta da disciplina de língua espanhola nas redes de ensino de seus respectivos estados. O presente trabalho visa analisar os projetos de lei que propõem a implantação do ensino da língua espanhola nos currículos das redes de ensino que atualmente tramitam ou já foram aprovados pelas Assembleias Legislativas de dez estados brasileiros (Alagoas, Paraíba, Rondônia, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Pernambuco, Minas Gerais e Ceará), apresentando as justificativas, textos das leis e os contextos locais de cada um destes projetos, bem como a tramitação que cada um passou ou vem passando dentro das comissões e plenárias de cada uma das casas legislativas. De forma geral, os projetos representam uma iniciativa de resistência por parte das comunidades escolares e universitárias brasileiras em prol de uma política educacional plurilinguista no Brasil, em contraste com um cenário que privilegia a oferta exclusiva do idioma inglês como língua estrangeira no sistema educacional brasileiro, constituindo assim em exemplos de disputas, adesões e enfrentamentos nas políticas linguísticas do país.