O uso de celulares nas escolas gerou questionamentos e integrá-los ao planejamento das aulas ainda tem sido um desafio. Considerando que esse aparelho nos permite a conexão e a interação na língua alvo com diversas manifestações artísticas e culturais, por que não o incorporar à educação presencial? Na imensidão do mar da internet, às vezes é difícil saber quais recursos utilizar rumo a um ensino contextualizado e significativo. Assim, a pesquisa em tecnologias digitais aplicadas ao ensino de línguas se torna contínua, em um movimento crítico-reflexivo de nossas escolhas pedagógicas. Neste trabalho apresento e discuto o uso do aplicativo Paseo del Arte Imprescindible não apenas como uma ferramenta, mas como um propulsor da ressignificação da aula de espanhol em um centro de línguas público do Distrito Federal. Para isso, lanço mão das Tecnologias para o Empoderamento e a Participação (REIG, 2011; MAYRINK, 2018) e do meu olhar como professora pesquisadora (BORTONI-RICARDO, 2008), entendendo que as tecnologias digitais, assim como a pesquisa em sala de aula, podem promover o empoderamento de professores e alunos.