O objetivo desta comunicação é apresentar um relato da vivência com o texto literário realizada durante a prática do Estágio Supervisionado em uma escola pública do município de Foz do Iguaçu, enquanto acadêmico de Letras: Espanhol da Universidade Federal de Santa Catarina (2018). Este trabalho visa discutir como a dinâmica do júri simulado pode contribuir para o fomento, valorização e significação por meio da literatura no processo de ensino da língua espanhola, além de proporcionar ao aluno uma maior autonomia para com o seu processo de aprendizagem. Para tanto, buscou-se analisar como o exercício do júri simulado, ademais de potencializar as habilidades linguísticas, favorece o senso crítico e a competência literária discente. A metodologia apresenta o plano de aula com ênfase na literatura trabalhada sob os moldes de um debate literário norteado pela obra Pepita Jiménez (1874), bem como os frutos obtidos desse momento em sala de aula. Por sua vez, a fundamentação teórica que guiará esta discussão baseia-se em autores que versam sobre a literatura e ensino de línguas (CASSANY; LUNA; SANZ, 2003; ORTEGA GUTIÉRREZ, 2017; MAGOS GUERRERO, 2006; ANASTASIOU; ALVES, 2005; BOMBINI, 2009). A partir desta ilustração, visa-se propor como professores, em exercício e em formação, podem articular sua prática docente também pelas metodologias analógicas e com discussões literárias que favorecem um ensino de línguas relevante, atrativo e diversificado.