Este trabalho tem como objetivo apresentar um panorama inicial do Slam de Poesía Oral na Argentina, um gênero artístico-literário que surge em 1986 nos Estados Unidos, mas que chega ao solo argentino apenas no século XXI. O Poetry Slam (nome original) é uma competição de poesia que se caracteriza como uma atividade que atua no resgate da cultura popular oral, ajudando a rever a ideia de literatura. Além disso, configura-se como um gênero literário híbrido na cena argentina pela maneira como está estruturado, podendo integrar poesia (oral, performática, interpretada), cenário, acompanhamento musical e figurino, assemelhando-se a um espetáculo teatral, no qual o poeta – também chamado de slammer – utiliza como ferramentas essenciais a voz e o corpo. Observamos, portanto, uma performance dando forma e vida ao poema em um contexto de (re)valorização da palavra falada, algo reivindicado por Enzo Minarelli desde seu Manifesto della Polipoesia , de 1987. A oralidade, outrora relegada a segundo plano (MINARELLI, 2008), recebe mais destaque em um gênero como o Slam de Poesía Oral . Os textos declamados, que devem ser autorais nessa competição, abordam criticamente diferentes temas, mas os poetas atuam de modo análogo ao stand-up comedy , uma vez que tratam com bastante humor inquietações do presente e/ou do passado. Por todas essas características, nota-se que aqueles que estão envolvidos nessa prática artístico-literária constroem as ágoras contemporâneas, pois os eventos são executados em locais abertos ao público e são gratuitos, sem exigir experiência dos participantes, além de ser um espaço de desenvolvimento e divulgação da poesia argentina.