Artigo Anais do XI CONGRESSO BRASILEIRO DE HISPANISTAS

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-19-1

FARSA OU VITÓRIA? O ÁRDUO PERCURSO DO ESPANHOL: DE LÍNGUA ESTRANGEIRA OPTATIVA A COMPONENTE CURRICULAR OBRIGATÓRIO

Palavra-chaves: Base Nacional Comum Curricular, Rede Estadual Do Rio De Janeiro, Espanhol, Língua Estrangeira Optativa, Comunicação em Simpósio Temático ST14 - Afinal, por que devemos resistir e continuar ensinando Espanhol no Brasil?
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Publicado em 09 de dezembro de 2020

Resumo

Este texto se situa no âmbito da Análise do discurso e considera a relação entre as práticas discursivas e parte do universo das propostas da Reforma do Ensino Médio e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), passando pelas Matrizes Curriculares do Ensino Médio das escolas estaduais do Rio de Janeiro. A análise discursiva de enunciados dos referidos documentos permite verificar quais dispositivos são utilizados no processo de mercadização do ensino público brasileiro e suas implicações no cenário educacional do país. O marco teórico que orienta esta pesquisa considera as noções de discurso e de enunciado por meio das contribuições de Dominique Maingueneau (1996, 1997, 2000, 2006, 2008, 2010, 2011, 2015). O impacto do capital privado nas políticas de educação pública se manifesta na Base Nacional Comum Curricular e determina, entre outras questões, que conteúdos serão contemplados como componentes curriculares, além de impor o inglês como língua franca, ignorando a história e o papel social e formativo do espanhol no cenário educacional do país. Os resultados apontam para a forte presença de uma educação permeada por grupos empresariais, que se apresentam com discursos salvacionistas nas parcerias público-privadas. A criação de plataformas digitais; a produção de materiais didáticos para alunos, materiais de capacitação para gestores e materiais de formação de professores lideradas pelo capital privado são algumas das múltiplas formas de privatização do ensino público, materializadas nas políticas educacionais em vigor.

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