Este texto se situa no âmbito da Análise do discurso e considera a relação entre as práticas discursivas e parte do universo das propostas da Reforma do Ensino Médio e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), passando pelas Matrizes Curriculares do Ensino Médio das escolas estaduais do Rio de Janeiro. A análise discursiva de enunciados dos referidos documentos permite verificar quais dispositivos são utilizados no processo de mercadização do ensino público brasileiro e suas implicações no cenário educacional do país. O marco teórico que orienta esta pesquisa considera as noções de discurso e de enunciado por meio das contribuições de Dominique Maingueneau (1996, 1997, 2000, 2006, 2008, 2010, 2011, 2015). O impacto do capital privado nas políticas de educação pública se manifesta na Base Nacional Comum Curricular e determina, entre outras questões, que conteúdos serão contemplados como componentes curriculares, além de impor o inglês como língua franca, ignorando a história e o papel social e formativo do espanhol no cenário educacional do país. Os resultados apontam para a forte presença de uma educação permeada por grupos empresariais, que se apresentam com discursos salvacionistas nas parcerias público-privadas. A criação de plataformas digitais; a produção de materiais didáticos para alunos, materiais de capacitação para gestores e materiais de formação de professores lideradas pelo capital privado são algumas das múltiplas formas de privatização do ensino público, materializadas nas políticas educacionais em vigor.