O presente artigo irá discorrer acerca das aulas de literatura no Ensino Médio com base na vivência ocorrida durante o Estágio Supervisionado III em uma escola da rede pública estadual da cidade Campina Grande, Paraíba, que ocorreu no período de 16 de abril a 11 de junho de 2014. O objetivo principal deste trabalho é refletir criticamente sobre o processo de ensino/aprendizagem nas aulas de literatura, enfocando, principalmente, a formação leitora dos educandos, uma das notórias preocupações, atualmente, no sistema educacional, considerando-se que uma das mais relevantes funções da escola é formar leitores proficientes, que além de decodificar compreendam o que leem. Este artigo ainda visará assinalar a importância da vivência escolar, através do estágio, para os graduandos em letras e futuros profissionais de licenciatura de língua portuguesa, especificamente, já que, estando, ao mesmo tempo, em contato com as discussões teóricas no ambiente acadêmico e com o contexto efetivo da profissão na escola poderão fazer um paralelo entre as teorias estudadas e a realidade escolar, enriquecendo, então, sua formação. Essas reflexões serão feitas à luz dos preceitos estabelecidos por teóricos da área como: Pennac (1993), Guimarães (2012), Zilberman (2009), entre outros, os quais apontam em seus trabalhos novas perspectivas do que vem a ser a leitura, o leitor e de como deve se portar o professor diante desta nova realidade que emerge, são dispostos por estes pesquisadores sugestões do que poderia vir a contribuir no melhoramento da atividade docente do professor de literatura, através de métodos que auxiliariam num mais eficaz processo de formação dos alunos/leitores.