LEGISLAÇÃO E ENSINO DE MÚSICA:UMA ANÁLISE A PARTIR DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO
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Esta pesquisa tem por objetivo contextualizar e descrever o ensino de música a partir das políticas educacionais brasileiras e suas implicações na prática desenvolvida no Programa Mais Educação na grande João Pessoa. Bem como, discutir as necessidades e carências da prática pedagógica no ensino de música desenvolvido no programa. Que tem Por objetivo maior a ampliação de tempos, espaços e oportunidades educativas, trazendo como proposta de ensino de música, atividades como iniciação musical de instrumentos de cordas, iniciação musical por meio da flauta doce, canto coral, banda de música e entre outras. Atividades estas inseridas no macrocampo cultura, artes e educação patrimonial. O programa atua como umas estratégias do governo federal para induzir a ampliação da jornada escolar e por esse ser o alvo maior as práticas acabam sendo defasadas, os monitores de cada turma querem implantar sua própria metodologia, e não há uma normatização quanto a formação dos professores. 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Os resultados parciais indicam que existe uma incoerência entre o que está oficialmente proposto com o que realmente ocorre na prática pedagógica musical do Programa, especulamos que problemas de operacionalização local existem devido à falta de interlocução com a instância maior que regula e fomenta o programa. 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