IntroduçãoO ensino de matemática vem sofrendo ao longo da história diversas reestruturações que influenciam diretamente a forma como os professores constroem sua prática. Para Souza (2007) o trabalho docente é a prática própria do professor, que em conjunto com a prática discente, a prática gestora e a prática gnosiológica-epistemológica, constituem o trabalho pedagógico. De acordo com Freire (2002) essa prática deve ser compreendida como práxis, ou seja, a ação- reflexão da realidade, portanto distante da educação bancária na qual o aluno não é considerado como sujeito ativo no processo de ensino-aprendizagem. ObjetivoEste trabalho tem por objetivo geral analisar como a prática docente pode contribuir para minimizar as dificuldades de aprendizagem matemática nas séries finais do Ensino Fundamental. Desse objetivo emergem pontos específicos como: Investigar as implicações da formação inicial dos professores de matemática para a prática docente dos mesmos; Identificar quais as práticas utilizadas pelos professores que podem facilitar a aprendizagem matemática; verificar se as dificuldades de aprendizagem matemática estão relacionadas com a prática docente. MetodologiaA pesquisa foi realizada com quatro professores de matemática de uma escola pública do município de Paudalho-PE, os quais atuam nas séries finais do Ensino Fundamental, os professores foram nomeados de P1, P2, P3 e P4. Utilizamos uma abordagem qualitativa no âmbito da pesquisa de campo, tendo como instrumento de coleta de dados entrevistas com questões abertas (OLIVEIRA, 2007). E a análise de conteúdo de Bardin (2009) como procedimento de organização, interpretação e análise dos dados coletados.ResultadosOs resultados apontam que os professores conhecem e utilizam alternativas para facilitar a aprendizagem dos alunos, tais como a contextualização e o uso de situações problema. Os professores entrevistados atribuem às dificuldades de aprendizagem matemática aos alunos e aos professores das séries iniciais. Entretanto, ao apontar as dificuldades de aprendizagem de seus alunos, bem como soluções para minimizá-las, os professores demonstram que conhecem o aluno, o que reflete um despertar dos docentes para uma investigação sobre o processo de ensino e aprendizagem. Esse despertar é ponto de partida para o processo de reflexão na e sobre a prática.ConclusãoConcluímos que os caminhos para minimizar as dificuldades de aprendizagem matemática surgem a partir das reflexões dos professores sobre suas práticas.