Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DAS TIC’S COMO INSTRUMENTOS DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA: REALIDADE E DESAFIOS DO PROFESSOR

Palavra-chaves: TIC’S, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS Comunicação Oral (CO) LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7690
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1750
    "inscrito_id" => 3351
    "titulo" => "O USO DAS TIC’S COMO INSTRUMENTOS DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA: REALIDADE E DESAFIOS DO PROFESSOR"
    "resumo" => "As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s), cada vez mais estão sendo utilizadas por professores das diferentes áreas do conhecimento como recursos que facilitam e dinamizam a aprendizagem. Esta presença nota-se constantemente nas discussões pedagógicas acerca do processo de ensino pautado na interatividade, conectividade e dinâmica educativa. Diversas publicações dão conta dessa realidade ao abordar as vantagens da utilização dos recursos oferecidos pelas TIC’s para educação nos diferentes níveis de ensino. No entanto, a maneira que elas são utilizadas, na maioria das vezes continua sendo focadas no uso pelo uso. Ou seja, o professor acaba utilizando-as para transmitir conhecimento e memorização de conteúdos, o que Paulo Freire deu o nome de educação bancária. Assim, percebe-se a necessidade da formação do professor para o uso adequado e eficiente dessas novas tecnologias digitais no ambiente educacional. Diante disso, o presente artigo irá apresentar a análise de observações feitas em sala de aula de Matemática, do Ensino Médio e de entrevistas feitas com o professor de Matemática e com um aluno. O resultado permitiu comparar o discurso e a prática pedagógica, além de identificar a visão do professor e do aluno no que se trata da utilização do uso das TIC´s para mediação do conhecimento. Após análise, foi possível identificar que os professores têm conhecimento acerca da utilidade das TIC’s no processo educativo, porém, não as utilizam em sala de aula. No que se refere aos alunos, se mostram abertos para as novas tecnologias, compreendendo, que se usadas corretamente, contribuíram para o seu desenvolvimento social, intelectual, crítico e reflexivo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO"
    "palavra_chave" => "TIC’S, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_08_2014_15_01_20_idinscrito_3351_948c8a8c23367233d1cfc2adf272f5fa.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAFAEL DA SILVA DA CUNHA"
    "autor_nome_curto" => "RAFAEL SILVA"
    "autor_email" => "rafael.dudu.r@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7690
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1750
    "inscrito_id" => 3351
    "titulo" => "O USO DAS TIC’S COMO INSTRUMENTOS DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA: REALIDADE E DESAFIOS DO PROFESSOR"
    "resumo" => "As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s), cada vez mais estão sendo utilizadas por professores das diferentes áreas do conhecimento como recursos que facilitam e dinamizam a aprendizagem. Esta presença nota-se constantemente nas discussões pedagógicas acerca do processo de ensino pautado na interatividade, conectividade e dinâmica educativa. Diversas publicações dão conta dessa realidade ao abordar as vantagens da utilização dos recursos oferecidos pelas TIC’s para educação nos diferentes níveis de ensino. No entanto, a maneira que elas são utilizadas, na maioria das vezes continua sendo focadas no uso pelo uso. Ou seja, o professor acaba utilizando-as para transmitir conhecimento e memorização de conteúdos, o que Paulo Freire deu o nome de educação bancária. Assim, percebe-se a necessidade da formação do professor para o uso adequado e eficiente dessas novas tecnologias digitais no ambiente educacional. Diante disso, o presente artigo irá apresentar a análise de observações feitas em sala de aula de Matemática, do Ensino Médio e de entrevistas feitas com o professor de Matemática e com um aluno. O resultado permitiu comparar o discurso e a prática pedagógica, além de identificar a visão do professor e do aluno no que se trata da utilização do uso das TIC´s para mediação do conhecimento. Após análise, foi possível identificar que os professores têm conhecimento acerca da utilidade das TIC’s no processo educativo, porém, não as utilizam em sala de aula. No que se refere aos alunos, se mostram abertos para as novas tecnologias, compreendendo, que se usadas corretamente, contribuíram para o seu desenvolvimento social, intelectual, crítico e reflexivo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO"
    "palavra_chave" => "TIC’S, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_08_2014_15_01_20_idinscrito_3351_948c8a8c23367233d1cfc2adf272f5fa.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAFAEL DA SILVA DA CUNHA"
    "autor_nome_curto" => "RAFAEL SILVA"
    "autor_email" => "rafael.dudu.r@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s), cada vez mais estão sendo utilizadas por professores das diferentes áreas do conhecimento como recursos que facilitam e dinamizam a aprendizagem. Esta presença nota-se constantemente nas discussões pedagógicas acerca do processo de ensino pautado na interatividade, conectividade e dinâmica educativa. Diversas publicações dão conta dessa realidade ao abordar as vantagens da utilização dos recursos oferecidos pelas TIC’s para educação nos diferentes níveis de ensino. No entanto, a maneira que elas são utilizadas, na maioria das vezes continua sendo focadas no uso pelo uso. Ou seja, o professor acaba utilizando-as para transmitir conhecimento e memorização de conteúdos, o que Paulo Freire deu o nome de educação bancária. Assim, percebe-se a necessidade da formação do professor para o uso adequado e eficiente dessas novas tecnologias digitais no ambiente educacional. Diante disso, o presente artigo irá apresentar a análise de observações feitas em sala de aula de Matemática, do Ensino Médio e de entrevistas feitas com o professor de Matemática e com um aluno. O resultado permitiu comparar o discurso e a prática pedagógica, além de identificar a visão do professor e do aluno no que se trata da utilização do uso das TIC´s para mediação do conhecimento. Após análise, foi possível identificar que os professores têm conhecimento acerca da utilidade das TIC’s no processo educativo, porém, não as utilizam em sala de aula. No que se refere aos alunos, se mostram abertos para as novas tecnologias, compreendendo, que se usadas corretamente, contribuíram para o seu desenvolvimento social, intelectual, crítico e reflexivo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.