É notório que, atualmente o ensino na Educação Básica apresenta um estágio avançado, se comparado a alguns anos atrás, pois as opções e as formas de lecionar melhoraram e facilitaram na compreensão dos conteúdos ministrados.O subprojeto Conversando com a Geografia Através de Desenhos Animados: Uma estratégia divertida, dentro do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação á Docência- PIBID – Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes, fomentado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES procura mostrar como o uso de desenhos animados podem ser usados em sala de aulas. É objetivo deste trabalho, apresentar como o desenho animado RIO foi usado para fixar o conteúdo de urbanização para a 1ª série do Ensino Médio. O caminho metodológico se deu com a exibição do mencionado desenho seguido de um jogo. Após a exibição do filme ocorreu uma discussão para que as dúvidas fossem esclarecidas. Em seguida foi aplicado um jogo dentro da modalidade de Passa e Repasse, com dez questões enfocando urbanização e suas implicações tais como: rede urbana, problemas e perspectivas do urbano, metrópole, megalópole, cidade global, megacidade etc. A trama do desenho animado aconteceu em sua maior parte na cidade do Rio de Janeiro fato que permite identificar diversas questões urbanas bem como questões diretamente relacionadas com preservação do meio ambiente. Entendemos então, que realmente é necessário usar de formas mais dinâmicas e recursos didáticos diferenciados, buscando inovar, renovar e aplicar em sala, meios que prendam de uma forma mais descontraída e interessante os alunos em certo assunto ou conteúdo explicado. Essa atividade foi realizada dentro da proposta de intervenção nas aulas de Geografia na Escola Estadual Américo Martins na cidade de Montes Claros, no momento em que o professor regente da turma estava trabalhando urbanização no mundo e no Brasil. Conclui-se que na Geografia e outras disciplinas o uso de filmes e desenhos animados favorecem o ensino-aprendizagem.