REPROVAÇÃO ESCOLAR: UM OLHAR PARA ALÉM DE QUEM AVALIA
0 of 0"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 ▼ // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [▶ "id" => 7925 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1079 "inscrito_id" => 3788 "titulo" => "REPROVAÇÃO ESCOLAR: UM OLHAR PARA ALÉM DE QUEM AVALIA" "resumo" => "A reprovação ou repetência é um problema ainda muito presente na educação brasileira, mas que ainda não foi sanado. Já faz parte intrinsecamente da nossa realidade e por muitas vezes, encarado pela educação e pela sociedade corriqueiramente, em vez de criticamente. O presente artigo tem como objetivo verificar na fala dos alunos o motivo de serem tantas vezes reprovados, o que gerou distorção idade-série, concomitantemente identificar o que porventura está causando as sucessivas reprovações. O campo de pesquisa para realização deste trabalho foi em uma Escola Rural da rede Municipal do município de Caraúbas-PB. Para tanto, reportamos aos autores Paro(2001), Demo(2004) e Libânio(2010), dos quais realizamos um levantamento bibliográfico acerca do assunto, como também entrevista semiestruturada com os alunos repetentes. Neste trabalho, foram abordadas discussões concernentes à reprovação, traçando um paralelo com alguns pontos relevantes identificados nas falas dos alunos e que alguns autores consultados discutem. Ao final deste artigo, foi possível chegar à compreensão que a falta de estímulo para com os estudos escolares e a ausência de relação do que se é trabalhado na escola com o meio social, resulta no desinteresse e consequentemente nas reprovações. No entanto, sentimos a necessidade de apurar esses casos de maneira mais intensa, analisando cada caso em particular, como este trabalho visou ouvir apenas os alunos, chegamos a esta conclusão, mas estamos certos de que para compreender a repetência na sua completude e na realidade desta escola, mais precisamente da turma mencionada neste artigo, faz-se necessário ouvir e analisar a professora que trabalhou alguns anos, a família e os alunos. ◀A reprovação ou repetência é um problema ainda muito presente na educação brasileira, mas que ainda não foi sana ▶" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, REPROVAÇÃO, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_17_36_57_idinscrito_3788_7447d08485db4f78945a5aa0439b2d74.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINA KADÍGINA DA SILVA BARROS" "autor_nome_curto" => "ALINA KADÍGINA" "autor_email" => "alina.kadigina@hotmail.co" "autor_ies" => "FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS- FIP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [▶ "id" => 7925 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1079 "inscrito_id" => 3788 "titulo" => "REPROVAÇÃO ESCOLAR: UM OLHAR PARA ALÉM DE QUEM AVALIA" "resumo" => "A reprovação ou repetência é um problema ainda muito presente na educação brasileira, mas que ainda não foi sanado. Já faz parte intrinsecamente da nossa realidade e por muitas vezes, encarado pela educação e pela sociedade corriqueiramente, em vez de criticamente. O presente artigo tem como objetivo verificar na fala dos alunos o motivo de serem tantas vezes reprovados, o que gerou distorção idade-série, concomitantemente identificar o que porventura está causando as sucessivas reprovações. O campo de pesquisa para realização deste trabalho foi em uma Escola Rural da rede Municipal do município de Caraúbas-PB. Para tanto, reportamos aos autores Paro(2001), Demo(2004) e Libânio(2010), dos quais realizamos um levantamento bibliográfico acerca do assunto, como também entrevista semiestruturada com os alunos repetentes. Neste trabalho, foram abordadas discussões concernentes à reprovação, traçando um paralelo com alguns pontos relevantes identificados nas falas dos alunos e que alguns autores consultados discutem. Ao final deste artigo, foi possível chegar à compreensão que a falta de estímulo para com os estudos escolares e a ausência de relação do que se é trabalhado na escola com o meio social, resulta no desinteresse e consequentemente nas reprovações. No entanto, sentimos a necessidade de apurar esses casos de maneira mais intensa, analisando cada caso em particular, como este trabalho visou ouvir apenas os alunos, chegamos a esta conclusão, mas estamos certos de que para compreender a repetência na sua completude e na realidade desta escola, mais precisamente da turma mencionada neste artigo, faz-se necessário ouvir e analisar a professora que trabalhou alguns anos, a família e os alunos. ◀A reprovação ou repetência é um problema ainda muito presente na educação brasileira, mas que ainda não foi sana ▶" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, REPROVAÇÃO, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_17_36_57_idinscrito_3788_7447d08485db4f78945a5aa0439b2d74.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINA KADÍGINA DA SILVA BARROS" "autor_nome_curto" => "ALINA KADÍGINA" "autor_email" => "alina.kadigina@hotmail.co" "autor_ies" => "FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS- FIP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [▶ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [▶ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [▶ 0 => "*" ] }