A reprovação ou repetência é um problema ainda muito presente na educação brasileira, mas que ainda não foi sanado. Já faz parte intrinsecamente da nossa realidade e por muitas vezes, encarado pela educação e pela sociedade corriqueiramente, em vez de criticamente. O presente artigo tem como objetivo verificar na fala dos alunos o motivo de serem tantas vezes reprovados, o que gerou distorção idade-série, concomitantemente identificar o que porventura está causando as sucessivas reprovações. O campo de pesquisa para realização deste trabalho foi em uma Escola Rural da rede Municipal do município de Caraúbas-PB. Para tanto, reportamos aos autores Paro(2001), Demo(2004) e Libânio(2010), dos quais realizamos um levantamento bibliográfico acerca do assunto, como também entrevista semiestruturada com os alunos repetentes. Neste trabalho, foram abordadas discussões concernentes à reprovação, traçando um paralelo com alguns pontos relevantes identificados nas falas dos alunos e que alguns autores consultados discutem. Ao final deste artigo, foi possível chegar à compreensão que a falta de estímulo para com os estudos escolares e a ausência de relação do que se é trabalhado na escola com o meio social, resulta no desinteresse e consequentemente nas reprovações. No entanto, sentimos a necessidade de apurar esses casos de maneira mais intensa, analisando cada caso em particular, como este trabalho visou ouvir apenas os alunos, chegamos a esta conclusão, mas estamos certos de que para compreender a repetência na sua completude e na realidade desta escola, mais precisamente da turma mencionada neste artigo, faz-se necessário ouvir e analisar a professora que trabalhou alguns anos, a família e os alunos.