A oferta regular e adequada da educação de jovens e adultos no Brasil ainda apresenta-se como uma dos maiores desafios educacionais contemporâneos, em que pese a histórica luta dos movimentos sociais e dos educadores brasileiro. Partindo deste problema, neste artigo discute-se a EJA no Brasil, aproximando da realidade nacional os problemas observados na rede pública educacional em Açailândia, estado do Maranhão. Utiliza-se como metodologia a revisão de literatura, de modo a situar dentro da produção acadêmica existente a pertinência do tema, e a pesquisa de campo, buscando a coleta e apresentação de dados que subsidiem a discussão acadêmico-científica no corpo do texto, conferindo ainda o devido crédito ao que fora produzido e que norteia este trabalho acadêmico. Deste modo, pretende-se fornecer subsídios para a determinação dos fatores que fomentaram a desigualdade social e educativa e a criação de modalidades de ensino que tentem equalizar os efeitos de séculos de exclusão social e educacional no Brasil, tal como a EJA e as iniciativas existentes na rede pública de ensino nos segmentos do ensino fundamental e médio, apresentando as propostas atualmente em prática e quais os seus limites e possibilidades diante da realidade e da demanda existente no município de Açailândia - MA.