Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A INFLUÊNCIA DO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA NA PRÁTICA DOCENTE

Palavra-chaves: LIVRO DIDÁTICO, GEOGRAFIA, PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. Comunicação Oral (CO) DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 6786
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1170
    "inscrito_id" => 32576
    "titulo" => "A INFLUÊNCIA DO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA NA PRÁTICA DOCENTE"
    "resumo" => "O livro didático é ainda hoje o principal recurso didático utilizado para o desenvolvimento das atividades de ensinar e aprender da Geografia na escola.  Em muitos casos, este recurso é o orientador das ações do professor em sua prática, restringindo o tipo de abordagem utilizada àquela presente no livro adotado. Diante disso, este trabalho tem como finalidade efetivar uma reflexão sobre o livro didático, destacando o uso  deste material pedagógico nas aulas de geografia e como principal orientador no trabalho  dos professores na escola. Neste  sentido, conduzimos nossa  reflexão para a formação desses profissionais, e refletimos sobre o  emprego do livro didático por eles, a capacidade crítica que estes professores desenvolvem, ou  não, para que não se transformem em meros seguidores das orientações contidas neste material didático. Para isso, vale-se da utilização de pesquisa bibliográfica e empírica como elementos para analisar o uso do livro didático pelo professor em sala de aula. Foram feitas observações sobre o uso deste material nas aulas de geografia de alguns professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor José Borges de Carvalho, para análise de como esses docentes têm utilizado o livro didático de Geografia em sala de aula e como este recurso influencia na prática docente. Foi possível concluir que o livro didático está entrelaçado com o ensino da Geografia e em muitas vezes chega a ser utilizado antes, durante e depois da aula. Sendo considerado o recurso didático mais importante em sala de aula, e em muitos casos norteia toda a prática pedagógica dos professores, a ponto de se tornar indispensável para o ensino de Geografia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL"
    "palavra_chave" => "LIVRO DIDÁTICO, GEOGRAFIA, PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_20_43_42_idinscrito_32576_467aa3ae73b31df73e8bd30b471b5d55.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PRISCILA SANTOS PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "PRISCILA SANTOS"
    "autor_email" => "priscila.badcat@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 6786
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1170
    "inscrito_id" => 32576
    "titulo" => "A INFLUÊNCIA DO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA NA PRÁTICA DOCENTE"
    "resumo" => "O livro didático é ainda hoje o principal recurso didático utilizado para o desenvolvimento das atividades de ensinar e aprender da Geografia na escola.  Em muitos casos, este recurso é o orientador das ações do professor em sua prática, restringindo o tipo de abordagem utilizada àquela presente no livro adotado. Diante disso, este trabalho tem como finalidade efetivar uma reflexão sobre o livro didático, destacando o uso  deste material pedagógico nas aulas de geografia e como principal orientador no trabalho  dos professores na escola. Neste  sentido, conduzimos nossa  reflexão para a formação desses profissionais, e refletimos sobre o  emprego do livro didático por eles, a capacidade crítica que estes professores desenvolvem, ou  não, para que não se transformem em meros seguidores das orientações contidas neste material didático. Para isso, vale-se da utilização de pesquisa bibliográfica e empírica como elementos para analisar o uso do livro didático pelo professor em sala de aula. Foram feitas observações sobre o uso deste material nas aulas de geografia de alguns professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor José Borges de Carvalho, para análise de como esses docentes têm utilizado o livro didático de Geografia em sala de aula e como este recurso influencia na prática docente. Foi possível concluir que o livro didático está entrelaçado com o ensino da Geografia e em muitas vezes chega a ser utilizado antes, durante e depois da aula. Sendo considerado o recurso didático mais importante em sala de aula, e em muitos casos norteia toda a prática pedagógica dos professores, a ponto de se tornar indispensável para o ensino de Geografia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL"
    "palavra_chave" => "LIVRO DIDÁTICO, GEOGRAFIA, PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_20_43_42_idinscrito_32576_467aa3ae73b31df73e8bd30b471b5d55.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PRISCILA SANTOS PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "PRISCILA SANTOS"
    "autor_email" => "priscila.badcat@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

O livro didático é ainda hoje o principal recurso didático utilizado para o desenvolvimento das atividades de ensinar e aprender da Geografia na escola. Em muitos casos, este recurso é o orientador das ações do professor em sua prática, restringindo o tipo de abordagem utilizada àquela presente no livro adotado. Diante disso, este trabalho tem como finalidade efetivar uma reflexão sobre o livro didático, destacando o uso deste material pedagógico nas aulas de geografia e como principal orientador no trabalho dos professores na escola. Neste sentido, conduzimos nossa reflexão para a formação desses profissionais, e refletimos sobre o emprego do livro didático por eles, a capacidade crítica que estes professores desenvolvem, ou não, para que não se transformem em meros seguidores das orientações contidas neste material didático. Para isso, vale-se da utilização de pesquisa bibliográfica e empírica como elementos para analisar o uso do livro didático pelo professor em sala de aula. Foram feitas observações sobre o uso deste material nas aulas de geografia de alguns professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor José Borges de Carvalho, para análise de como esses docentes têm utilizado o livro didático de Geografia em sala de aula e como este recurso influencia na prática docente. Foi possível concluir que o livro didático está entrelaçado com o ensino da Geografia e em muitas vezes chega a ser utilizado antes, durante e depois da aula. Sendo considerado o recurso didático mais importante em sala de aula, e em muitos casos norteia toda a prática pedagógica dos professores, a ponto de se tornar indispensável para o ensino de Geografia.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.