O livro didático é ainda hoje o principal recurso didático utilizado para o desenvolvimento das atividades de ensinar e aprender da Geografia na escola. Em muitos casos, este recurso é o orientador das ações do professor em sua prática, restringindo o tipo de abordagem utilizada àquela presente no livro adotado. Diante disso, este trabalho tem como finalidade efetivar uma reflexão sobre o livro didático, destacando o uso deste material pedagógico nas aulas de geografia e como principal orientador no trabalho dos professores na escola. Neste sentido, conduzimos nossa reflexão para a formação desses profissionais, e refletimos sobre o emprego do livro didático por eles, a capacidade crítica que estes professores desenvolvem, ou não, para que não se transformem em meros seguidores das orientações contidas neste material didático. Para isso, vale-se da utilização de pesquisa bibliográfica e empírica como elementos para analisar o uso do livro didático pelo professor em sala de aula. Foram feitas observações sobre o uso deste material nas aulas de geografia de alguns professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor José Borges de Carvalho, para análise de como esses docentes têm utilizado o livro didático de Geografia em sala de aula e como este recurso influencia na prática docente. Foi possível concluir que o livro didático está entrelaçado com o ensino da Geografia e em muitas vezes chega a ser utilizado antes, durante e depois da aula. Sendo considerado o recurso didático mais importante em sala de aula, e em muitos casos norteia toda a prática pedagógica dos professores, a ponto de se tornar indispensável para o ensino de Geografia.