A Inclusão Social é um processo que tenta promover a inclusão dos segmentos com vulnerabilidade social, principalmente na escola. Para a construção de uma sala de aula inclusiva, devem ser trabalhadas propostas de atividades cooperativas visando à interação entre os alunos e a valorização da diversidade. Dentro dessa perspectiva, esse estudo teve por objetivo desenvolver uma ação afirmativa entre alunos da APAE e alunos de uma escola regular de ensino. Este consistiu no desenvolvimento de uma tarde interativa com brincadeiras educativas, no intuito de promover a participação e inclusão dos alunos da APAE na escola regular de ensino. Foram escolhidas atividades lúdicas, como brincadeiras inclusivas para que todos os alunos, sem exceções participassem da execução do projeto. Desde a chegada dos alunos da APAE, até a saída, todos os membros que compõe a escola desempenharam uma assistência integral contribuindo para que todas as atividades fossem desenvolvidas, além de que a escola apresentava uma estrutura física acessível para aqueles alunos com algum tipo de deficiência. Durante as atividades realizadas, os alunos das duas escolas interagiram sem distinções e ficou nítida a interação e satisfação mútua, refletida por todos que participaram das brincadeiras. No momento da despedida, um dos alunos da APAE expressou sua vontade de frequentar uma escola regular, estando motivado a estudar em uma escola regular. Tanto o diretor da escola regular quanto a coordenadora pedagógica da APAE trocaram convites para que atividades semelhantes voltassem a acontecer em ambas às escolas. Dessa forma, fica evidente que esse tipo de ação inclusiva oferece subsídios para que as pessoas convivam com o diferente e eliminem ideologias e práticas preconceituosas e discriminatórias.