A temática da educação ambiental é fundamental nos dias atuais, pois o nosso planeta, ao longo do tempo, tem sofrido várias alterações devido ao rápido crescimento demográfico, o uso excessivo dos recursos naturais e a degradação do meio ambiente, o que se constitui em flagrante realidade nos dias atuais. Nesse sentido, considerando a Escola enquanto um espaço fundamental de educação e desenvolvimento de crianças e jovens objetivou-se com o presente trabalho despertar a consciência ambiental dos discentes da Escola Estadual de Ensino Fundamental Santos Dumont por meio da prática da corrida de orientação nas aulas de Educação Física. A corrida de orientação é um esporte cujo principal atrativo é o contato com a natureza, além de permitir a combinação de esforço físico e mental. No ambiente escolar pode possibilitar o desenvolvimento da consciência ambiental. O estudo é um relato das experiências dos discentes do Projeto do PIBID do curso de Licenciatura em Educação Física na Escola Santos Dumont, localizada na cidade de João pessoa- PB, com alunos do 6° ano do ensino fundamental, entre os meses de março a junho do ano de 2014. O projeto apresentou como suporte para seu desenvolvimento o método colaborativo. Tal escolha se deu por privilegiar o trabalho em conjunto e o desenvolvimento do ato reflexivo envolvendo os professores do UNIPÊ, da escola pública e dos bolsistas do Projeto. A intenção deste método no meio educacional é que o sistema educativo seja auxiliado com as repercussões da produção construída coletivamente, ao longo do processo, e, que atenda as demandas tratando não apenas o grupo investigado, mas o contexto social no qual está inserida. Foi desenvolvido em quatro fases: estudo do contexto escolar; aprofundamento do conhecimento sobre o tema; planejamento colaborativo e prática e avaliação do processo de ensino e aprendizagem. Os resultados evidenciaram que os alunos referiram à obtenção de aprendizagens como: “O respeito ao meio ambiente e ao próximo, o trabalho em equipe, boa forma física, melhora da condição cardiovascular e conhecer lugares legais”. Quando os alunos se referiram a “lugares legais” estavam fazendo alusão ao ambiente arborizado no qual desenvolveram a atividade. Assim, percebemos que a atividade proporcionou uma aproximação mais agradável dos alunos com o meio ambiente. Nesse contexto, acreditamos que a relação ser humano-natureza foi expandido. O trabalho permitiu concluir que a atividade alcançou de forma satisfatória o objetivo proposto. Por meio das atividades desenvolvidas foi possível trabalhar um dos temas transversais, e, ao mesmo tempo, nos dar suporte para novas discussões e reflexões sobre a ligação entre os temas atividade física e natureza no âmbito escolar.