O referido trabalho trata-se de resultados das práticas de ensino na Geografia com parceria do Programa de Iniciação à Docência (PIBID). O intuito do programa é possibilitar uma melhor qualificação na formação docente. Inserir os graduandos nas escolas públicas como forma de intercalar a relação teoria e prática, vivenciando o cotidiano das escolas. Dessa forma, promovendo ações educativas que contribuirão tanto para a formação acadêmica do futuro profissional quanto para o desenvolvimento do corpo discente. Ao tratar sobre a prática de ensino na Geografia, especificamente o ensino médio das escolas públicas, é possível estimular a produção do conhecimento geográfico relacionando-o com ações lúdicas. Nesse contexto surge o objetivo desse estudo, refletir a inclusão do lúdico na Geografia mediante vivência no PIBID. Para isso, se apoiando em alguns autores, utilizamos em nossa pesquisa experimentos que vieram a retratar a inclusão de atividades lúdicas no decorrer das aulas, se caracterizando como um estudo empírico, fazendo uso de procedimentos descritivos e exploratórios a partir da observação participante. Como sujeitos de nossa pesquisa, atribuímos experimentos no campo em duas turmas do segundo ano do ensino médio de uma escola pública localizada na cidade de Guarabira – PB. Os resultados se caracterizaram de forma prática, mediante a relação professor e aluno ser apresentada baseada em práticas inovadoras, acarretando uma aprendizagem dinâmica voltada a promover a produção e assimilação do conhecimento geográfico. Conforme a consolidação do presente estudo, constatamos a importância das contribuições oferecidas pelo PIBID através da inserção lúdica, fomentando a construção do educando e do docente em virtude de seu cotidiano.