O presente trabalho foi desenvolvido a partir de observações numa Sala de Recursos Multifuncionais em uma escola de ensino fundamental no município de João Pessoa/PB. O objetivo foi relatar como é realizado o Atendimento Educacional Especializado no contexto de uma Sala de Recursos Multifuncional, identificando a qualificação do professor para atuar no Atendimento Educacional Especializado. Considera-se que a prática de inclusão no ensino regular requer um trabalho pedagógico baseado em formação docente adequada para atender as especificidades de alunos com deficiência além de promover acessibilidades na escola. Contamos com a participação da professora da Sala de Recursos Multifuncional que nos cedeu informações sobre seu trabalho e da diretora adjunta que nos deu acesso ao Projeto Político Pedagógico, além de observações quanto a estrutura da questão da acessibilidade. Metodologicamente a pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa, utilizamos como instrumento de coleta de dados o caderno de campo para sistematizar as observações. O referencial teórico fundamenta-se nos conceitos de inclusão (BRASIL, 2010), acessibilidade (DISCHINGER; MACHADO, 2006), e formação docente (FERNÁNDEZ, 1998). Os resultados indicaram que a Sala de Recursos Multifuncional se apresenta como apoio no processo inclusivo e indica a importância da presença do professor especializado para esse atendimento. Contudo, conclui-se que o trabalho nela desenvolvido não deve e não pode ser confundido com reforço escolar ou repetição de conteúdos curriculares da classe regular. A Sala de Recursos Multifuncional é um espaço de desafio, no qual o aluno com deficiência pode encontrar condições necessárias para o desenvolvimento do processo de aprendizagem, com vistas à superação de seus limites e de sua efetiva inclusão no contexto do ensino regular.